Módulo 1
Desenvolvimento Motor e Aprendizagem
- Jogo, Aprendizagem e Desenvolvimento (Motor) Infantil - [João Barreiros]
- Observação e Avaliação do Desenvolvimento Motor e da Aprendizagem Motora - [João Martins e Francisco Carvalho]
- O Desenvolvimento Motor e o Desenvolvimento Global da Criança - [Maria Helena Santa-Clara Pombo Rodrigues e Carlos Neto]
Módulo 2
Abordagem Global da Atividade Física na Escola
- A Abordagem Global da Atividade Física na Escola - [João Martins]
- Modelos de Intervenção Centrados na Escola - [António Rodrigues]
- Boas Práticas - [João Martins e António Rodrigues]
Módulo 3
Ensino-aprendizagem da Educação Física
- Referenciais Currículares
(Orientações, PNEF, Aprendizagens Essenciais, Fitescola) - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre, Nuno Ferro, Ana Quitério] - Planeamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica no Ensino da Educação Física - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre, Ana Quitério, Maria João Martins]
- Boas Práticas - [Nuno Ferro]
Módulo 4
Atividades de Complemento Curricular
- Atividades Físicas Desportivas/Atividades de Enriquecimento Curricular - [Marco Catarino Espada Estêvão Correia]
- Saídas de Campo (para o Envolvimento Próximo Relacionado com a Atividade Física, Meio Urbano, Florestal e Aquático) - [Marco Catarino Espada Estêvão Correia]
- Interações com a Comunidade (Centros de 3.a Idade/Jogos Tradicionais, Parques Infantis, Centros de Saúde) - [Ana Quitério]
- Boas Práticas - [Marco Catarino Espada Estêvão Correia]
Módulo 5
Recreios Ativos
- Conceção e Estrutura dos Recreios - [Carlos Neto]
- Dinamização Pedagógica (Envolvimento da Comunidade Escolar) - [Ana Quitério]
- Boas Práticas - [Frederico Lopes]
Módulo 6
Mobilidade e o Transporte Ativo
- Processos de Aconselhamento e Envolvimento Parental na Promoção da Mobilidade Ativa e da Utilização das Bicicletas nos Tempos Livres - [Frederico Lopes]
- Acolhimento e Promoção da Mobilidade e Transporte Ativo para e da Escola, Assim Como nos Tempos Livres - [João Martins]
- Boas Práticas - [João Martins]
Módulo 7
Aprendizagem Ativa
- Aprendizagem da Matemática pelo Movimento - [Nuno Ferro]
- Aprendizagem da Expressão Plástica e Musical pelo Movimento - [Nuno Ferro]
- Aprendizagem da Língua Portuguesa pelo Movimento - [Nuno Ferro]
- Aprendizagem do Estudo do Meio pelo Movimento - [Nuno Ferro]
- Boas Práticas - [Nuno Ferro]
Módulo 8
Processos de Organização da Coadjuvação no Ensino da Educação Física
- Dimensão Organizacional do Agrupamento - [António Rodrigues]
- Conceito de Supervisão Pedagógica - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre e Maria João Martins]
- Etapas e Processos de Supervisão - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre e Maria João Martins]
- Boas Práticas - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre e Marco Catarino Espada Estêvão Correia]
Módulo 9
Estágio/Trabalho de Projeto
- Preparação e Implementação de um Processo de Coadjuvação para o Planeamento, Intervenção Pedagógica e Avaliação da Promoção da Atividade Física na Escola Incluindo o Ensino da Educação Física nos Jardins de Infância e Escolas do 1.o Ciclo das Câmaras Municipais de Oeiras, Sintra e Cascais - [Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre, Nuno Ferro, Ana Quitério, João Martins, Marco Catarino Espada Estêvão Correia, Maria João Martins, António Rodrigues e João Mota]