Ergonomia na Resiliência das Organizações Laborais

Guia de Curso

Coordenador do Curso

Professora Doutora Teresa Margarida Crato Patrone de Abreu Cotrim

Coordenador Adjunto

Professor Doutor Rui Miguel Bettencourt Melo


Duração Oficial

Créditos ECTS: 20


Apresentação do Curso

A Pós-Graduação em Ergonomia na Resiliência das Organizações Laborais, em sintonia com a Recomendação nº. 205 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Emprego e Trabalho Digno para a Paz e a Resiliência, vem dar resposta à crescente complexidade dos sistemas de trabalho, que determinam uma articulação dos princípios da Ergonomia e Fatores Humanos com as necessidades decorrentes de uma presença cada vez mais relevante das novas tecnologias nos contextos laborais e de cenários de incerteza com impacto na segurança e saúde ocupacionais. Pretende contribuir para uma resposta adequada dos profissionais de segurança e saúde no trabalho às mudanças que se observam nos contextos laborais decorrentes da incerteza que eventos como as crises económicas, as pandemia, entre outros, introduzem nos sistemas de trabalho e que determinam que as organizações necessitem de ser resilientes, assim como os seus trabalhadores. Pretende-se capacitar os profissionais das áreas da Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho (SST), Saúde Ocupacional e áreas afins para a promoção de sistemas de trabalho habilitados a funcionar em condições variáveis, de modo que os resultados de segurança e saúde sejam adequados. Adicionalmente, capacitar estes profissionais para o objetivo de prevenir a ocorrência de erros e falhas, acidentes e incidentes, e eventos adversos nas organizações. Este curso garante o aprofundamento e a fundamentação do conhecimento especializado na área da Ergonomia e Fatores Humanos direcionado para a resiliência das organizações. Os conteúdos programáticos foram elaborados com o contributo de parceiros com experiência, conhecimento teórico e prático e responsabilidade institucional nestas matérias, com destaque para a Autoridade para as Condições de Trabalho e a Direção-Geral da Saúde, de modo a proporcionar a todos os participantes uma formação de excelência, que represente um contributo efetivo para a implementação de boas práticas nas organizações laborais.


Objetivos
  • Capacitar os profissionais das áreas da Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional e áreas afins para uma resposta adequada no âmbito da Resiliência e da Saúde e Segurança do Trabalho em ambientes dinâmicos e/ou de incerteza nas organizações laborais
  • Capacitar os profissionais das áreas da Ergonomia, Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional e áreas afins para a promoção de sistemas de trabalho habilitados a funcionar em condições variáveis, de modo a que os resultados de segurança e saúde sejam adequados
  • Capacitar estes profissionais para a prevenção da ocorrência de erros e falhas, acidentes e incidentes, e eventos adversos nas organizações
  • Capacitar estes profissionais para a liderança, formal e informal, orientada para o desenvolvimento das equipas em contexto laboral saudável e produtivo

Horário de Funcionamento do Curso

O curso terá início a 19 de maio e finaliza a 17 de setembro de 2022

  • Quintas e sexta-feiras: 18h00 às 22h00 (horário pós-laboral) - online em modo síncrono
  • Sábados: 9h00 às 17h00 - componente presencial

Seminário Lançamento da Pós-Graduação – sexta-feira 6 maio, 17h00

  1. Módulo 1 - T quinta-feira 19 maio | TP sexta-feira 20 maio | TP sábado 21 maio
  2. Módulo 2 - T quinta-feira 26 maio | TP sexta-feira 27 maio | TP sábado 28 maio
  3. Módulo 3 - T quinta-feira 2 junho | TP sexta-feira 3 junho | TP sábado 4 junho
  4. Módulo 4 - T sexta-feira 24 junho | TP sábado 25 junho | TP sexta-feira 1 julho
  5. Módulo 5 - (Projeto) – de 2 a 30 de julho
  6. Seminário 1 - quinta-feira 23 junho, 17h00 | Seminário 2 – quinta-feira 30 junho, 17h00

Destinatários

Os destinatários do curso são todos os Técnicos de SST e Profissionais das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Ergonomia e Saúde Ocupacional que necessitem de proceder à atualização científica e técnica, requisito obrigatório, de acordo com a Lei nº42/2012, que determina a frequência de formação contínua correspondente a um mínimo de 30 horas em cada período de 5 anos, para os profissionais que exercem a sua atividade há mais de 2 anos. Todos os profissionais que pretendam atualizar os seus conhecimentos no domínio da ergonomia e da resiliência das organizações.


Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, incluindo um regime misto que perfaz 100 horas de aulas presenciais e de ensino tutorial.

Os participantes que concluam a avaliação podem ter creditação deste curso no Mestrado em Ergonomia

A frequência deste curso permite a atualização científica e técnica dos Técnicos Superiores de Segurança, requisito obrigatório, de acordo com a Lei nº42/2012.


Vagas

Numerus clausus: 30

Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 10


Propinas

Participantes em geral: 190,00€ | Estudantes da FMH: 150,00€


As candidaturas realizam-se online devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos indicados na questão – "O que devo entregar no ato da candidatura".

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 15.00h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência