Tecnologias e Análise de Dados no Desporto

Duração Oficial

Créditos ECTS: 20

Apresentação do Curso

Cada vez mais dados estão acessíveis aos profissionais do desporto. Por exemplo, muita informação biológica, física e técnico-tática está acessível devido a sensores wearable e a athlete tracking systems que monitorizam o treino e a competição. Mas que dados são importantes recolher e como podem ser recolhidos? Como processar esses dados para obter informação para tomar decisões de treino e competição? Como visualizar os resultados e comunicá-los aos interlocutores chave?

Os destinatários deste curso intensivo (15 dias) são todos os interessados em responder a estas questões usando uma linguagem de programação. É recomendada a formação em ciências do desporto ou área afim, mas não há o requisito de formação prévia em data science, matemática ou programação.

Objetivos
  • Analisar, visualizar e interpretar dados relativos à performance desportiva, usando uma linguagem de programação e traduzindo os resultados de acordo com o interlocutor (dirigente, treinador, atleta, etc.)
  • Contextualizar o conhecimento para a análise de dados, possibilitando inovação no treino e no desenvolvimento desportivo
  • Avaliar e usar criticamente os dados provenientes de tecnologias desportivas e articular a informação com o contexto do treino e da competição

Competências a adquirir
  1. Analisar, visualizar e interpretar dados relativos à performance desportiva, usando uma linguagem de programação e traduzindo os resultados de acordo com o interlocutor (dirigente, treinador, atleta, etc.);
  2. Contextualizar o conhecimento para a análise de dados, para possibilitar inovação no treino e no desenvolvimento desportivo;
  3. Avaliar e usar criticamente os dados provenientes de tecnologias desportivas e articular a informação com o contexto do treino e da performance.

Razões da escolha

Os destinatários deste curso são todos os interessados em desenvolver competências para usar tecnologia na análise de dados no desporto, usando uma linguagem de programação (em Python);
Não há o requisito de formação prévia em data science, matemática, estatística ou programação;
Parceria das empresas tecnológicas wTVision, Microsoft, VOSports e SAP, bem como do Comité Olímpico de Portugal e do Instituto Português do Desporto e da Juventude
Confere 12 unidades de crédito para a formação contínua de Treinadores e de Técnicos de Exercício e Diretores.

Áreas disciplinares
  1. Performance e Tecnologia no Desporto:
    1. Os estudantes vão aprender a avaliar criticamente as tecnologias mais usadas para a captação de dados. Bem como a relação entre dados e performance. Vão aprender a avaliar a qualidade dos dados.
  2. Programação para a Análise da Performance no Desporto:
    1. os estudantes vão aprender uma linguagem de programação (Python) para resolver questões relativas à performance no desporto. O ambiente Python permite a análise, modelação, visualização e comunicação dos dados, de forma reprodutível e em tempo útil.
  3. Análise de Dados Espaciotemporais no Desporto:
    1. Destacamos as tecnologias de athlete tracking que permitem captar a posição e espaço dos atletas ao longo do tempo. Os estudantes aprendem a descobrir padrões significativos nos jogos, eventos ou sessões de treino e comunicá-los a interlocutores chave.

Horário de Funcionamento do Curso

O curso intensivo terá início a 4 de julho 2022 e finalizará a 15 de julho de 2022

• Segundas a sextas-feiras: 9h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00

Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, incluindo um regime misto que perfaz 100 horas somadas entre aulas presenciais (60 horas), ensino à distância e ensino tutorial.

Acreditação do Curso
  • Confere creditação para Treinadores de Desporto (componente geral, de acordo com IPDJ)
  • Diploma de conclusão com aproveitamento do curso

Numerus clausus: 24

Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 15

Propinas

Valor total: 750,00€

Possibilidade de faseamento: pagamento de 50 % na inscrição e 50% quando começar o curso

As candidaturas realizam-se on-line até 24 de junho de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

• Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 15.00h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência