Tecnologias e Análise de Dados no Desporto

Guia de Curso

Coordenador do Curso

Professor Doutor Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho de Araújo

Coordenador Adjunto

Professor Doutor Carlos Alberto Rosa Ferreira


Duração Oficial

Créditos ECTS: 20


Apresentação do Curso

Cada vez mais dados estão acessíveis aos profissionais do desporto. Por exemplo, muita informação biológica, física e técnico-tática está acessível devido a sensores wearable e a athlete tracking systems que monitorizam o treino e a competição. Mas que dados são importantes recolher e como podem ser recolhidos? Como processar esses dados para obter informação para tomar decisões de treino e competição? Como visualizar os resultados e comunicá-los aos interlocutores chave?

Os destinatários deste curso intensivo (15 dias) são todos os interessados em responder a estas questões usando uma linguagem de programação. É recomendada a formação em ciências do desporto ou área afim, mas não há o requisito de formação prévia em data science, matemática ou programação.


Objetivos
  • Analisar, visualizar e interpretar dados relativos à performance desportiva, usando uma linguagem de programação e traduzindo os resultados de acordo com o interlocutor (dirigente, treinador, atleta, etc.)
  • Contextualizar o conhecimento para a análise de dados, possibilitando inovação no treino e no desenvolvimento desportivo
  • Avaliar e usar criticamente os dados provenientes de tecnologias desportivas e articular a informação com o contexto do treino e da competição

Competências a adquirir
  1. Analisar, visualizar e interpretar dados relativos à performance desportiva, usando uma linguagem de programação e traduzindo os resultados de acordo com o interlocutor (dirigente, treinador, atleta, etc.);
  2. Contextualizar o conhecimento para a análise de dados, para possibilitar inovação no treino e no desenvolvimento desportivo;
  3. Avaliar e usar criticamente os dados provenientes de tecnologias desportivas e articular a informação com o contexto do treino e da performance.

Razões da escolha

Os destinatários deste curso são todos os interessados em desenvolver competências para usar tecnologia na análise de dados no desporto, usando uma linguagem de programação (em Python);
Não há o requisito de formação prévia em data science, matemática, estatística ou programação;
Parceria das empresas tecnológicas wTVision, Microsoft, VOSports e SAP, bem como do Comité Olímpico de Portugal e do Instituto Português do Desporto e da Juventude
Confere 12 unidades de crédito para a formação contínua de Treinadores e de Técnicos de Exercício e Diretores.


Áreas disciplinares
  1. Performance e Tecnologia no Desporto:
    1. Os estudantes vão aprender a avaliar criticamente as tecnologias mais usadas para a captação de dados. Bem como a relação entre dados e performance. Vão aprender a avaliar a qualidade dos dados.
  2. Programação para a Análise da Performance no Desporto:
    1. os estudantes vão aprender uma linguagem de programação (Python) para resolver questões relativas à performance no desporto. O ambiente Python permite a análise, modelação, visualização e comunicação dos dados, de forma reprodutível e em tempo útil.
  3. Análise de Dados Espaciotemporais no Desporto:
    1. Destacamos as tecnologias de athlete tracking que permitem captar a posição e espaço dos atletas ao longo do tempo. Os estudantes aprendem a descobrir padrões significativos nos jogos, eventos ou sessões de treino e comunicá-los a interlocutores chave.

Horário de Funcionamento do Curso

O curso intensivo terá início a 4 de julho 2022 e finalizará a 15 de julho de 2022

  • Segundas a sextas-feiras: 9h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00

Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, incluindo um regime misto que perfaz 100 horas somadas entre aulas presenciais (60 horas), ensino à distância e ensino tutorial.


Acreditação do Curso
  • Confere creditação para Treinadores de Desporto (componente geral, de acordo com IPDJ)
  • Diploma de conclusão com aproveitamento do curso

Vagas

Numerus clausus: 24

Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 15


Propinas

Valor total: 750,00€

Possibilidade de faseamento: pagamento de 50 % na inscrição e 50% quando começar o curso


As candidaturas realizam-se on-line até 24 de junho de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 15.00h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Vídeo
Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência