É composto por um conjunto de Unidades Curriculares de fundamentação fisiológica, biomecânica e metodológica, comuns ao mestrado em Treino de Alto Rendimento
Adicionalmente, integra Unidades Curriculares próprias e um conjunto de Seminários obrigatórios e opcionais
Unidades Curriculares do Mestrado em Treino de Alto Rendimento
Metabolismo Energético e Função Cardiorrespiratória – José Gomes Pereira [6 ECTS]
- Compreender, descrever e relacionar os diferentes processos de transformação de energia química em mecânica no tecido muscular esquelético
- Identificar os processos responsáveis pela fadiga de causa bioenergética
- Estabelecer as relações de interdependência entre os processos de transformação de energia no tecido muscular esquelético e os sistemas cardiovascular e respiratório
- Identificar, descrever e relacionar os processos de prescrição sistemática de estímulos – treino desportivo, com as diferentes formas de adaptação aguda e crónica, no âmbito cardiopulmonar, cardiovascular e muscular
Função Neuromuscular – Pedro Pezarat Correia [6 ECTS]
- Identificar e compreender os fatores musculares e nervosos que influenciam a força, potência e flexibilidade e descrever as suas adaptações crónicas e agudas ao treino
- Conhecer as causas musculares e neurais da fadiga muscular e relacioná-las com diferentes tipos de solicitação
Desenvolvimento das Qualidades Físicas – Pedro Mil-Homens e Joana Filipa de Jesus Reis [9 ECTS]
- Fomentar nos estudantes um olhar crítico sobre as teorias do treino para o desenvolvimento das qualidades físicas
- Conhecer e analisar os fundamentos dos meios e métodos de treino das qualidades físicas
- Conhecer e analisar os procedimentos de avaliação do desempenho no quadro das diferentes qualidades físicas
- Identificar linhas de investigação no quadro do treino físico relevantes para a prática do treino desportivo
Planeamento do Treino – Joana Filipa de Jesus Reis [3 ECTS]
- Identificar e analisar os princípios que sustentam a periodização do treino
- Conhecer os vários modelos de periodização global de macrociclo
- Apreciar criticamente a justificação científica dos procedimentos encontrados no terreno, relacionados com os processos de otimização dos estímulos de treino
- Compreender as consequências de fases de treino com recuperação insuficiente e a sua relação com os processos de sobressolicitação e de sobretreino
- Conhecer os indicadores de fadiga e de avaliação do impacto da carga com maior relevância do terreno
- Conhecer os procedimentos de controlo e modelação da relação carga de treino – desempenho
Unidades Curriculares da Pós-Graduação Strength & Conditioning
Prescrição de Exercícios de Força – Pedro Luís Camecelha de Pezarat Correia, João Pedro Casaca de Rocha Vaz e Paulo Santos [9 ECTS]
- Identificar e compreender os conceitos e princípios básicos de cinesiologia e de biomecânica aplicados ao treino de força
- Conhecer e saber como aplicar o conceito de progressão na integração neuromuscular
- Saber avaliar, interpretar e prescrever exercícios de treino de força para o tronco, membro inferior e membro superior em função das necessidades individuais
Avaliação e Controlo do Treino – Pedro Mil-Homens e Maria João Valamatos [6 ECTS]
- Conhecer e saber selecionar os principais procedimentos de avaliação e controlo do treino
- Saber aplicar os testes e técnicas de avaliação, em contextos de laboratório e terreno
- Interpretar resultados e suas implicações para o processo de treino
Nutrição, Suplementação e Hidratação em Desporto – José Gomes Pereira e Cláudia Minderico [3 ECTS]
- Papel dos macro e micronutrientes no desempenho desportivo
- Equilíbrio hidroeletrolítico e performance
- Suplementos ergogénicos, fundamentação e critérios de utilização em treino e competição
Prevenção de Lesões – Raúl Oliveira e João Pedro Casaca de Rocha Vaz [3 ECTS]
- Definir o conceito, as diferenças entre lesões agudas e crónicas e identificar as principais causas associadas às lesões desportivas
- Descrever as causas, os sinais, os sintomas e as estruturas anatómicas mais afetadas pelas lesões traumáticas e pelas lesões de sobrecarga
- Identificar características específicas das lesões nos jovens atletas
- Enumerar os princípios gerais de prevenção e fatores de risco
- Identificar e descrever os principais sintomas e sinais da fase inflamatória e da fase de reparação tecidular
- Descrever os cuidados imediatos pós-lesão e identificar os princípios gerais de intervenção
Seminários I e II [6 + 3 ECTS]
Estas duas Unidades Curriculares são constituídas por um conjunto de Seminários temáticos. Visite a página Seminários para detalhes e para conhecer toda a oferta de Seminários desta Pós-Graduação