Guia de Curso
Resultados das Provas / Seriação
Coordenador do Curso
Professor Doutor Vitor Cruz
Coordenadora Adjunta
Professora Doutora Ana Rodrigues
Duração Oficial
Semestres: 2 Horas: 260 Créditos ECTS: 30
Apresentação do Curso
Esta Pós-Graduação foi concebida com o objetivo geral de habilitar os diferentes profissionais de Educação e Saúde Mental a responderem aos desafios e exigências teóricas, metodológicas e práticas, que se colocam pelas mais recentes orientações da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
O plano de estudos inclui unidades curriculares de orientação teórica, de natureza metodológica e um domínio de aplicação prática ao exercício profissional da função de professor de Educação Especial ou de técnico com funções de avaliação/intervenção em contexto escolar, no campo da Educação Inclusiva.
A presente Pós-Graduação foi concebido tendo em vista tanto a obtenção do diploma de Pós-Graduação em Educação Especial, ao abrigo do n.º 1 do artigo 15.º da Lei de Bases do Sistema Educativo e da alínea d) do artigo 39.º do Decreto-Lei 107/2008, simultaneamente permitindo aos professores de Educação Especial obterem uma Especialização necessária ao prosseguimento na sua carreira, para o que terão que satisfazer os requisitos mencionados no n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 95/97 de 23 de abril de 1997.
Objetivo
- Habilitar os diferentes profissionais de Educação e Saúde Mental a responderem aos desafios e exigências teóricas, metodológicas e práticas, colocadas pelas mais recentes orientações da Educação Especial e da Educação Inclusiva
Competências a Adquirir
- Criar um conjunto de saberes teóricos e teórico-práticos referentes ao desenvolvimento (a)típico do ser humano, tendo em consideração diferentes etapas do ciclo vital e diferentes domínios do desenvolvimento
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto escolar, necessárias para o exercício das funções de ensino, tutoria e apoio a pessoas com necessidades especiais no Domínio Cognitivo e Motor
- Promover competências no âmbito do trabalho em equipa e de uma atitude dinâmica de criação de modelos organizativos integrados e de partilha, abertos à esfera da comunidade e da relação transdisciplinar
Razões da Escolha
- Possibilidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre as Perturbações do Desenvolvimento mais frequentemente diagnosticadas na infância e adolescência
- Formação orientada para a inclusão de crianças e jovens com diferentes Perturbações do Desenvolvimento nos domínios cognitivo e motor, com base na investigação atual
- Formação orientada para a prática e centrada nas vivências e necessidades dos formandos, nos domínios da avaliação e da intervenção
Calendarização e Horário de Funcionamento
- Abertura do curso / Início de Aulas – 11 de outubro de 2024
- Encerramento do curso – 19 de julho de 2025
- Interrupções Lectivas
- Natal – 23 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
- Páscoa – 14 de abril de 2025 a 21 de abril de 2025
- Horários:
- Sexta-feira das 18:00 às 22:00
- Sábado das 9:00 às 18:00
Condições de Acesso
Ter o grau de licenciatura ou equivalente.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores Profissionalizados do Ensino Básico e Secundário, e outros técnicos, que poderão passar a integrar os quadros de Educação Especial, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
Limitações Quantitativas
- Número mínimo de inscrições: 10
- Número máximo de inscrições: 30
Áreas Disciplinares
- Ciências da Educação – 6 ECTS
- Educação Especial – 18 ECTS
- Investigação – 6 ECTS
Saídas Profissionais
Docência do grupo 910 (Educação Especial).
Propinas
Valor de 1.000€, dividido em duas prestações, a primeira das quais paga no ato da matrícula.
Mais Informações – Como fazer a candidatura
- As candidaturas realizam-se online devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos solicitados
- A candidatura compreende o pagamento de um valor de 50€ e pode ser feito por cartão de crédito ou transferência bancária
Pós-graduação apoiada ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)