Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts”

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Parceiros nacionais do consórcio

Faculdade de Motricidade Humana | Instituto de Educação


Coordenadora Nacional do Curso

Professora Doutora Celeste Simões (FMH)


Coordenadores Nacionais Adjuntos
  • Professora Doutora Paula Lebre (FMH)
  • Professora Doutora Carolina Carvalho (IE)
  • Professora Doutora Ana Sofia Pinho (IE)

Duração Oficial

Anos: 2      Semestres: 4      Créditos ECTS: 120

O Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts” resulta de uma candidatura europeia ao Programa Erasmus Mundus, cujos parceiros são as Universidades de Malta (Malta), Creta (Grécia), Lisboa (Portugal), Stefan Cel Mare (Roménia) conjuntamente com cinco parceiros internacionais associados. Em Portugal, na Universidade de Lisboa, a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto de Educação são os representantes deste consórcio que apresenta um programa inovador de desenvolvimento de competências dirigido aos desafios atuais e futuros da educação.


Apresentação do Curso

O Mestrado conjunto Erasmus Mundus “Resilience in Educational Contexts” contribui para a criação de ambientes de aprendizagem que promovam a resiliência e as competências socioemocionais, através da formação de profissionais ligados a contextos educativos, fornecendo ferramentas, recursos e contextos de aprendizagem que facilitem a sua aprendizagem académica, social e emocional e consequentemente a inclusão social e cidadania ativa. Este mestrado inclui um conjunto de unidades curriculares que visam desenvolver competências que permitam uma melhor abordagem e resposta às necessidades socioemocionais dos alunos, com especial atenção para os que estão em risco, nomeadamente aqueles oriundos de comunidades étnicas, linguísticas e migrantes, em situação de maior desvantagem socioeconómica, e ainda alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas específicas de saúde.


Objetivos
  • Analisar criticamente e avaliar as principais teorias e modelos de resiliência em crianças e adolescentes
  • Identificar componentes dos contextos educativos que favorecem a promoção da resiliência dos alunos
  • Analisar e adotar abordagens experienciais e colaborativas no ensino e aprendizagem da resiliência
  • Identificar os fatores que influenciam a qualidade da implementação dos programas de promoção da resiliência
  • Identificar e adotar estratégias para promover a resiliência dos profissionais ligados a contextos educativos
  • Implementar, monitorizar e avaliar programas de resiliência em diferentes contextos educativos
  • Identificar e adotar diferentes estratégias colaborativas com pais, cuidadores e outros profissionais na promoção da resiliência das crianças e jovens numa abordagem transdisciplinar
  • Demonstrar conhecimento de metodologias quantitativas e qualitativas e códigos éticos de conduta aplicáveis a investigações centradas na promoção da resiliência

Destinatários

O curso pretende desenvolver competências em profissionais que atuam em contextos educativos, tais como professores, educadores, psicólogos, técnicos superiores de educação e reabilitação, entre outros, que permitam uma melhor abordagem e resposta às necessidades socioemocionais dos alunos. 

Para informações sobre o plano de estudos, condições de acesso, candidaturas e propinas, consulte: https://flourishproject.mt/


A3ES

NCE/19/1900013, acreditado por um período de 6 anos, contados a partir de 31 de julho de 2020 Acreditação A3ES

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência