A licenciatura em Estudos Gerais, única em Portugal, corresponde à integração das Artes, das Letras, das Ciências, da Economia e da Gestão num só curso. Inaugurada em 2011 pelas Faculdades de Belas-Artes, Ciências e Letras, em 2015 expandida à Faculdade de Direito, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Instituto Superior de Economia e Gestão, a licenciatura em Estudos Gerais associa cursos tradicionalmente oferecidos pelas Faculdades envolvidas, combinando um tronco comum circunscrito a um vasto leque de disciplinas que o próprio aluno seleciona, em função dos seus interesses.
Este curso de Estudos Gerais dá aos alunos a possibilidade de estudar temas que até agora só se podiam encontrar em Faculdades diferentes. Podem frequentar disciplinas das oito Escolas, desde que salvaguardem os requisitos que cada uma exige. Podem estudar Línguas, Comunicação, Filosofia, História, Linguística, Literatura, Arqueologia, Arte, Cultura, Biologia, Bioquímica, Físico-Química, Matemática, Estatística, Expressão Plástica, Física, Geologia, Informática, Química, Economia e Gestão, Estudos Jurídicos, Psicologia, Ciência Política e Ciências da Motricidade.
Contactar com matérias diversas permite uma maior aptidão para lidar com questões complexas e uma maior competência para a entrada no mercado de trabalho.
Para mais informações consulte: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa