Pré-requisitos | Acesso

Guia de Pré-Requisitos (atualizado em 23/04/2024)

Grupos Horários (atualizado em 21/05/2024

Todos os candidatos ao curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que:

  • Terminaram ou frequentam o 12.º ano, independentemente da área frequentada;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudança de curso;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso ligado às Ciências do Desporto e Educação Física e pretendem solicitar transferência de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
  • Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do território de Timor-Leste);
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).

As inscrições para a 2ª fase realizam-se de 3 a 28 de junho

As inscrições realizam-se online devendo, para o efeito, efetuar um registo no Fenix.

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível ( descarregar pdf ).

Deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os candidatos deverão anexar, aquando a candidatura online, cópia do documento de identificação e o formulário do exame médico desportivo devidamente preenchido pelo médico.

Chamamos a atenção para o facto de que o exame médico desportivo:

  • deverá ser assinado por um médico (com vinheta);
  • nos campos de clube/escalão/modalidade não deverá ser indicado nada, ou então vir indicado FMH,
  • e tem de ser enviado completo (as duas páginas).

O formulário do exame médico desportivo encontra-se disponível aqui.

Em alternativa ao exame médico desportivo poderá anexar uma declaração médica de robustez física.

Se no momento da inscrição não ainda tem o exame médico/declaração médica deverá anexar uma declaração (gravada em pdf) a indicar que irá proceder à entrega do documento mais tarde.

A data limite para o envio do exame médico/declaração médica para o endereço de email de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. deverá ser feita em data a definir (atualizado em 23/05/2023).

A inscrição compreende o pagamento de um emolumento no valor de 70€ e do seguro no valor de 2,03€ (acrescido do emolumento de atos fora de prazo para a inscrição na época especial).

A 1ª fase das provas realizar-se-á nos dias 24 e 25 de maio

Podem existir duas chamadas, mas  pode ir à época especial quem:

  • Estava inscrito na 1.ª chamada e não pôde realizar as provas por motivos considerados relevantes;
  • Não se inscreveu na 1.ª chamada por motivos considerados relevantes.

Em ambos os casos, o estudante terá que pedir autorização, em forma de requerimento dirigido ao Presidente da FMH, e justificar sua ausência ou a não inscrição nas provas da 1.ª chamada.
O requerimento é anexado ao processo de inscrição, no período de candidatura para a época especial ou para quem já estava inscrito, enviado para os Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As provas realizam-se nas instalações da Faculdade e no Complexo Desportivo do Jamor, nomeadamente:

  • A - Pista nº 1 (Estádio Nacional)
  • B - Campo Futebol Sintético (junto ao Centro Náutico do Jamor)
  • C - Pavilhão Esteiros (à pista de Canoagem)
  • D - Pavilhão Herminio Barreto (na FMH)

Os pré-requisitos do curso de Ciências do Desporto correspondem ao Grupo C – Aptidão funcional, física e desportiva, que tem por objetivo a verificação das capacidades de robustez e de domínio técnico básico necessárias à condução do ensino e treino de especialidades desportivas.

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO e é de tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Ciências do Desporto é necessário obter a classificação de APTO.

Os pré-requisitos são constituídos por duas partes:

  1. Aptidão Funcional
  2. Aptidão Física

A aptidão física tem por objetivo garantir que o candidato possui o domínio técnico básico necessário à condução do ensino e treino de especialidades desportivas.

Essa garantia é dada através da realização de provas práticas.

Para que o candidato seja considerado APTO, terá que realizar com êxito todas as provas.

A/O candidata/o tem de realizar as seguintes provas práticas:

  • Desportos coletivos - Avaliação em situação de jogo reduzido em duas das seguintes modalidades, à escolha da/o candidata/o:
    • Futebol
    • Andebol
    • Basquetebol
    • Voleibol
  • Natação - Avaliação pela execução de 50 m numa das quatro técnicas de natação pura desportiva e um salto de partida ventral com a exceção da técnica de costas, com partida dorsal de dentro de água.
  • Atletismo:
    • Salto em comprimento
    • Corrida de resistência - 1000 m
  • Ginástica – Prova gímnica composta por uma prova de solo e uma prova de salto (masculino, feminino)

Consulte as condições de realização das provas aqui

O resultado final dos pré-requisitos corresponde ao conjunto da avaliação da aptidão funcional (exame médico) e da aptidão física (5 provas práticas).

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO.

Sim. Os pré-requisitos apenas são válidos no ano letivo em que são feitos.

Os Certificados dos Pré-Requisitos, aos quais estão associados a senha necessária que prova que ficou APTO, serão disponibilizados na sua forma digital a partir do dia 10 de julho.


Dados respeitantes ao ano letivo 2024/2025

Condições de Acesso

Ter realizado as provas de ingresso estabelecidas para o presente ano letivo e os pré-requisitos do Grupo C no ano em que pretende apresentar a candidatura ao ensino superior.

A prova exigida para o ingresso no curso de licenciatura em Ciências do Desporto é uma das seguintes provas:

  • 02 – Biologia e Geologia (B)

ou 

  • 16 – Matemática

A correspondência entre provas de ingresso e exames nacionais é a seguinte:

Prova de Ingresso Exigida   Exame Nacional do Ensino Secundário
02 – Biologia e Geologia (B)   702 – Biologia e Geologia
16 – Matemática  

635 – Matemática A OU 
735 – Matemática B

     

Sempre que existam exames em alternativa, o estudante pode optar pelo que melhor se aplica ao programa que frequentou no ensino secundário, ou optar por realizar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.

Nº de vagas da 1ª fase: 168

O último candidato colocado na 1.ª fase apresentou uma nota de candidatura de 132,0 e na 2.ª fase o último candidato colocado apresentou uma nota de 150,0.

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência