Mudança de Curso

Ato pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que realizou a última inscrição, no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior.

Edital - Mudança de Curso


As candidaturas decorrerão de 15 de julho a 15 de agosto.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  1. Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação
  2. Cartão de Contribuinte/Cartão de Cidadão
  3. Documento atualizado, comprovativo do ano letivo de ingresso no ensino superior (historial da candidatura ao ensino superior no caso do ensino superior público e comprovativo de matrícula/último ano de inscrição no ensino superior)
  4. Certidão de conclusão de um curso do ensino secundário (12 anos de escolaridade) ou dos 10.º/11.º/12.º anos de escolaridade, com as disciplinas e classificações discriminadas (Certificado, Diploma ou Ficha ENES)
  5. Certificado de matrícula e/ou inscrição no estabelecimento de ensino de origem
  6. Certificado de inscrição nas unidades curriculares em que esteve inscrito no último ano letivo
  7. Certificado das unidades curriculares a que obteve aproveitamento, com a indicação das respetivas classificações e créditos
  8. Documento comprovativo emitido pelo estabelecimento de ensino superior de origem da situação de não prescrição da matrícula/inscrição
  9. Certificação dos pré-requisitos realizados no ano em que apresenta a candidatura, quando for caso disso

Os alunos da FMH que pretendam candidatar-se às vagas para mudança de curso deverão apresentar os documentos referidos nas alíneas 1), 2), 3) e 9).

Os candidatos que pretendam apresentar a sua candidatura ao abrigo da alínea d) do artigo 3.º (através de apreciação curricular) deverão anexar, para além dos documentos referidos no ponto 4, um curriculum vitae.

São aceites fotocópias, desde que seja apresentado, para validação, o documento original ou outro devidamente autenticado.

No caso de alunos do ensino superior estrangeiro, os documentos comprovativos das habilitações deverão ser autenticados pela embaixada ou consulado de Portugal, ou pela embaixada ou consulado do país estrangeiro em Portugal, ou com a apostilha para os países que aderiram à Convenção de Haia, de 5 de outubro de 1961, ratificada pelo Decreto-Lei n.º 48/450, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 148, de 24 de junho de 1968.

Os programas das disciplinas devem ser visados pelos serviços de educação competentes do país emissor. Se os documentos não estiverem escritos em português, espanhol, francês ou inglês, deverão ser traduzidos para português por tradutor ajuramentado, e reconhecidos pela representação diplomática ou consular portuguesa.

Em caso de dúvidas, contacte os Serviços Académicos da FMH.

As candidaturas realizam-se online devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos indicados na questão – "O que devo entregar no ato da candidatura".

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível ( descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

De acordo com o artigo 9.º da Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho, publicada em Diário da República n.º 118 de 19 de junho de 2015, podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído
  2. Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso
  3. Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso

O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.

Para efeitos de ordenação final dos candidatos a Mudança de Curso, são considerados os seguintes fatores:

  • Média de acesso ao ensino superior ou média dos exames nacionais do ensino secundário ou nota das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, adiante designada por Ma
  • Média das disciplinas com aprovação no ensino superior, adiante designada por Mr
  • Número de disciplinas com aprovação no ensino superior, adiante designado por Nr
  • Número de anos de inscrição no ensino superior, adiante designado por Ni

A ordenação final dos candidatos a Mudança é feita de acordo com o valor Fm, resultante da ponderação dos fatores indicados nas alíneas anteriores, expressa na seguinte fórmula:

Fm= (Ma + Mr)x Nr
Ni

A candidatura compreende o pagamento de um emolumento para alunos da ULisboa no valor de €100 e para os restantes no valor de 140€.
O pagamento será efetuado por Multibanco utilizando as referências criadas aquando a finalização do processo de candidatura online.

Vagas 2021/2022  Vagas 
Ciências do Desporto  11
Dança  2
Gestão do Desporto  2
Reabilitaçao Psicomotora  6
Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência