Módulo 1

Desenvolvimento Motor e Aprendizagem – 1 ECTS

Maria Helena Santa-Clara Pombo Rodrigues 

  • Jogo, Aprendizagem e Desenvolvimento (Motor) Infantil
  • O Desenvolvimento Motor e o Desenvolvimento Global da Criança

Módulo 2

Abordagem Global da Atividade Física na Escola – 1 ECTS

António José Mendes Rodrigues

  • A Abordagem Global da Atividade Física na Escola
  • Modelos de Intervenção Centrados na Escola
  • Boas Práticas

Módulo 3

Ensino-aprendizagem da Educação Física – 1.5 ECTS

Ana Luísa Dias Quitério

  • Referenciais Currículares (Orientações, PNEF, Aprendizagens Essenciais)
  • Planeamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica no Ensino da Educação Física
  • Boas Práticas

Módulo 4

Atividades de Complemento Curricular – 1 ECTS

Marco Catarino Espada Estêvão Correia

  • Atividades Físicas Desportivas/Atividades de Enriquecimento Curricular
  • Saídas de Campo (para o Envolvimento Próximo Relacionado com a Atividade Física, Meio Urbano, Florestal e Aquático)
  • Interações com a Comunidade (Centros de 3.a Idade/Jogos Tradicionais, Parques Infantis, Centros de Saúde)
  • Boas Práticas

Módulo 5

Recreios Ativos – 0.5 ECTS

Ana Luísa Dias Quitério

  • Conceção e Estrutura dos Recreios
  • Dinamização Pedagógica (Envolvimento da Comunidade Escolar)
  • Boas Práticas

Módulo 6

Mobilidade e o Transporte Ativo – 0.5 ECTS

João Filipe da Silva Figueira Martins

  • Processos de Aconselhamento e Envolvimento Parental na Promoção da Mobilidade Ativa e da Utilização das Bicicletas nos Tempos Livres
  • Acolhimento e Promoção da Mobilidade e Transporte Ativo para e da Escola, Assim Como nos Tempos Livres
  • Boas Práticas

Módulo 7

Aprendizagem Ativa – 1 ECTS

Nuno Alberto Seruca Ferro

  • Aprendizagem da Matemática pelo Movimento
  • Aprendizagem da Expressão Plástica e Musical pelo Movimento
  • Aprendizagem da Língua Portuguesa pelo Movimento
  • Aprendizagem do Estudo do Meio pelo Movimento
  • Boas Práticas

Módulo 8

Processos de Organização da Coadjuvação no Ensino da Educação Física – 1 ECTS

Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

  • Conceito de Supervisão Pedagógica
  • Etapas e Processos de Supervisão
  • Boas Práticas

Módulo 9

Prática Pedagógica – 2.5 ECTS

Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

  • Preparação e implementação de um processo de coadjuvação para o planeamento, intervenção pedagógica e avaliação da promoção da Atividade Física na escola incluindo o ensino da Educação Física nos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo
Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência