Esports & Comunidades Digitais

Esports & Comunidades Digitais

Guia de Curso

Coordenador do Curso

Professor Doutor Tiago Miguel Patrício Ribeiro

Coordenadora

Professora Doutora Ana Maria Silva Santos


Duração Oficial

Créditos ECTS: 20    


Apresentação do Curso

Os Esports (ou desportos eletrónicos) são atividades organizadas e estruturadas de videojogos em ambiente virtual. Enquanto fenómeno social, obseerva-se um rápido crescimento mundial Esports, em particular na indústria do entretenimento, cultura e desporto, contando com uma assistência global de 395 milhões de pessoas em 2019, e mais de 400 milhões de espectadores em 2020.

O Parlamento Europeu publicou uma proposta sobre Videojogos e Esports, reconhecendo que "representam um ecossistema importante para a União Europeia, tanto em termos económicos como culturais".

Os Esports representam hoje um meio cultural e tecnológico que se constitui como uma "forma de arte total”, reunindo técnicas de outras áreas como cinema, artes gráficas, música e teatro, com tecnologias em constante evolução, ao serviço da experiência de jogo.


Objetivo
  • Conhecer na teoria e prática os campos de aplicação dos Esports na sociedade, nomeadamente nos campos de intervenção psicossocial, ambiental, económico e na saúde
  • Analisar criticamente a estrutura de governance da indústria dos Esports portuguesa e europeia
  • Examinar, visualizar e interpretar dados, ferramentas e estudos relativos ao desenvolvimento social das comunidades de Esports e videojogos
  • Saber usar tecnicamente as ferramentas digitais e articular a informação com o contexto da gestão e do treino em Esports
  • Criar planos técnicos de desenvolvimento de carreiras e performance desportiva no contexto dos Esports
  • Desenvolver processo de gestão de eventos e marcas associadas à indústria dos Esports e videojogos

Horário de Funcionamento do Curso

A divulgar em breve.


 
Duração do Curso

De 24 de janeiro a 30 de maio de 2025


Destinatários

Esta Pós-Graduação tem como principais intervenientes os profissionais nas seguintes áreas de intervenção:

  • Gestão e Administração
  • Treino Desportivo
  • Scouting e Análise de Dados
  • Saúde e Bem-Estar
  • Marketing e Comunicação
  • Psicologia e Sociologia
  • Direito Internacional
  • Educação Física e Ciências do Desporto
  • Nutrição Humana e Dietética
  • Empreendedorismo e Inovação

Limitações Quantitativas
  • Numerus clausus: 40
  • Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 10

Propinas

Valor total: 600,00€


Pós-graduação apoiada ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

As candidaturas realizam-se on-line de 6 de dezembro de 2024 a 17 de janeiro de 2025 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 15.00h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência