Esports & Comunidades Digitais

Esports & Comunidades Digitais

Guia de Curso

Coordenador do Curso

Professor Doutor Tiago Miguel Patrício Ribeiro

Coordenadora

Professora Doutora Ana Maria Silva Santos


Duração Oficial

Créditos ECTS: 20    


Apresentação do Curso

Os Esports (ou desportos eletrónicos) são atividades organizadas e estruturadas de videojogos em ambiente virtual. Enquanto fenómeno social, obseerva-se um rápido crescimento mundial Esports, em particular na indústria do entretenimento, cultura e desporto, contando com uma assistência global de 395 milhões de pessoas em 2019, e mais de 400 milhões de espectadores em 2020.

O Parlamento Europeu publicou uma proposta sobre Videojogos e Esports, reconhecendo que "representam um ecossistema importante para a União Europeia, tanto em termos económicos como culturais".

Os Esports representam hoje um meio cultural e tecnológico que se constitui como uma "forma de arte total”, reunindo técnicas de outras áreas como cinema, artes gráficas, música e teatro, com tecnologias em constante evolução, ao serviço da experiência de jogo.


Objetivo
  • Conhecer na teoria e prática os campos de aplicação dos Esports na sociedade, nomeadamente nos campos de intervenção psicossocial, ambiental, económico e na saúde
  • Analisar criticamente a estrutura de governance da indústria dos Esports portuguesa e europeia
  • Examinar, visualizar e interpretar dados, ferramentas e estudos relativos ao desenvolvimento social das comunidades de Esports e videojogos
  • Saber usar tecnicamente as ferramentas digitais e articular a informação com o contexto da gestão e do treino em Esports
  • Criar planos técnicos de desenvolvimento de carreiras e performance desportiva no contexto dos Esports
  • Desenvolver processo de gestão de eventos e marcas associadas à indústria dos Esports e videojogos

Calendarização e Horário de Funcionamento

O curso terá início a 27 de janeiro de 2024 e finalizará a 31 de maio de 2024.

O horário de funcionamento previsto é:

  • Sábado: 9h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00

Destinatários

Esta Pós-Graduação tem como principais intervenientes os profissionais nas seguintes áreas de intervenção:

  • Gestão e Administração
  • Treino Desportivo
  • Scouting e Análise de Dados
  • Saúde e Bem-Estar
  • Marketing e Comunicação
  • Psicologia e Sociologia
  • Direito Internacional
  • Educação Física e Ciências do Desporto
  • Nutrição Humana e Dietética
  • Empreendedorismo e Inovação

Limitações Quantitativas
  • Numerus clausus: 40
  • Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 10

Condições de Acesso

Candidaturas: 13 de novembro até 13 de janeiro

Candidatura


Propinas

Valor total: 600,00€


Pós-graduação apoiada ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência