Tecnologias e Análise de Dados no Desporto

Guia de Curso

Resultados das Provas / Seriação
Coordenador do Curso

Professor Doutor Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho de Araújo

Coordenador Adjunto

Professor Doutor Carlos Alberto Rosa Ferreira


Duração Oficial

Créditos ECTS: 20


Apresentação do Curso

Cada vez mais dados estão acessíveis aos profissionais do desporto.

Muita informação biológica, física e técnico-tática está acessível com sensores wearable e athlete tracking systems que monitorizam o treino e a competição.

Mas que dados recolher e como? Como processar e visualizar dados para melhorar as decisões tomadas em treino e em competição?

Os destinatários deste curso intensivo (15 dias) são todos os interessados em responder a estas questões usando o ambiente de programação Python.

É recomendada a formação em ciências do desporto ou área afim, mas não há o requisito de formação prévia em data science, matemática ou programação.

A parceria com empresas tecnológicas - WTVision, VO Sports, SAP, Microsoft - permite conhecer como a tecnologia é usada profissionalmente no desporto.

A colaboração com o Comité Olímpico de Portugal e com o Instituto Português do Desporto e Juventude dá a conhecer as oportunidades profissionais para os analistas da performance no desporto.


Objetivos
  • Analisar, visualizar e interpretar dados relativos à performance desportiva, usando uma linguagem de programação e traduzindo os resultados de acordo com o interlocutor (dirigente, treinador, atleta, etc.);
  • Contextualizar o conhecimento para a análise de dados, possibilitando inovação no treino e no desenvolvimento desportivo;
  • Avaliar e usar criticamente os dados provenientes de tecnologias desportivas e articular a informação com o contexto do treino e da competição.

Competências a adquirir
  • Compreender os fundamentos científicos do diagnóstico e análise da performance desportiva;
  • Saber que dados recolher e que tecnologias permitem essa recolha;
  • Saber como processar esses dados para obter informação para tomar decisões sobre o treino e competição;
  • Criar visualizações dos resultados e comunicá-los aos interlocutores chave (treinadores, dirigentes, pais, atletas, etc.).

Razões da escolha

Interesse em desenvolver competências para usar tecnologia na análise de dados no desporto, usando uma linguagem de programação Python;
Não haver o requisito de formação prévia em data science, matemática, estatística ou programação;
Ter como parceiros as empresas tecnológicas wTVision, Microsoft, VOSports e SAP, bem como do Comité Olímpico de Portugal e do Instituto Português do Desporto e da Juventude
Conferir 12 unidades de crédito para a formação contínua de Treinadores e de Técnicos de Exercício e Diretores.


Áreas disciplinares
  1. Performance e Tecnologia no Desporto:
    1. Aprender a avaliar criticamente as tecnologias mais usadas para a captação de dados, bem como a relação entre dados e performance. Aprender a avaliar a qualidade dos dados.
  2. Programação para a Análise da Performance no Desporto:
    1. Aprender a linguagem de programação Python para resolver questões relativas à performance no desporto. O ambiente Python permite a análise, modelação, visualização e comunicação dos dados, de forma reprodutível e em tempo útil.
  3. Análise de Dados Espaciotemporais no Desporto:
    1. As tecnologias de athlete tracking captam a posição e espaço dos atletas ao longo do tempo. Com dados deste tipo, os estudantes aprendem a descobrir padrões significativos nas competições, eventos ou sessões de treino e comunicá-los a interlocutores chave.

Horário de Funcionamento do Curso

O curso intensivo terá início a 3 de julho 2023 e finalizará a 14 de julho de 2023

  • Segundas a sextas-feiras: 9h00 às 12h00 e 13h00 às 16h00

Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, incluindo um regime misto que perfaz 100 horas somadas entre aulas presenciais (60 horas), ensino à distância e ensino tutorial.


Acreditação do Curso

Confere certificação para Treinadores de Desporto (componente geral, de acordo com IPDJ) e de Técnicos de Exercício e Diretores.

Diploma de conclusão com aproveitamento do curso.


Limitações Quantitativas
  • Numerus clausus: 24
  • Número mínimo indispensável para o funcionamento do curso: 15

Propinas

Valor total: 750,00€

Possibilidade de faseamento: pagamento de 50% na inscrição e 50% quando começar o curso.


Regulamento de Atribuição de Bolsa

Os documentos deverão ser enviados para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

As candidaturas encerram a 31 de maio.

Regulamento de atribuição de bolsa

As candidaturas realizam-se on-line até 12 de junho de 2023 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura online: Fenix

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível (descarregar pdf).

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt), deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 15.00h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..


Pós-graduação apoiada ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)


Media
Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência