Strength & Conditioning in Training and Rehabilitation

É composto por um conjunto de Unidades Curriculares de fundamentação fisiológica, biomecânica e metodológica, comuns ao mestrado em Treino de Alto Rendimento

Adicionalmente, integra Unidades Curriculares próprias e um conjunto de Seminários obrigatórios e opcionais

O Plano de Estudos desta Pós-Graduação é composto por um conjunto de Unidades Curriculares de fundamentação biológica e metodológica, algumas das quais comuns ao Mestrado em Treino Desportivo e de Alto Rendimento.

Adicionalmente, integra Unidades Curriculares que lhe são específicas e um conjunto vasto de Seminários obrigatórios e opcionais.


Unidades Curriculares do Mestrado em Treino Desportivo e de Alto Rendimento

Metabolismo Energético e Função Cardiorrespiratória – José Gomes Pereira [6 ECTS]

  • Compreender, descrever e relacionar os diferentes processos de transformação de energia química em mecânica no tecido muscular esquelético
  • Identificar os processos responsáveis pela fadiga de causa bioenergética 
  • Estabelecer as relações de interdependência entre os processos de transformação de energia no tecido muscular esquelético e os sistemas cardiovascular e respiratório
  • Identificar, descrever e relacionar os processos de prescrição sistemática de estímulos – treino desportivo, com as diferentes formas de adaptação aguda e crónica, no âmbito cardiopulmonar, cardiovascular e muscular

Função Neuromuscular – Pedro Pezarat Correia [6 ECTS]

  • Identificar e compreender os fatores musculares e nervosos que influenciam a força, potência e flexibilidade e descrever as suas adaptações crónicas e agudas ao treino
  • Conhecer as causas musculares e neurais da fadiga muscular e relacioná-las com diferentes tipos de solicitação

Desenvolvimento das Qualidades Físicas – Pedro Mil-Homens e Joana Filipa de Jesus Reis [9 ECTS]

  • Fomentar nos estudantes um olhar crítico sobre as teorias do treino para o desenvolvimento das qualidades físicas
  • Conhecer e analisar os fundamentos dos meios e métodos de treino das qualidades físicas
  • Conhecer e analisar os procedimentos de avaliação do desempenho no quadro das diferentes qualidades físicas
  • Identificar linhas de investigação no quadro do treino físico relevantes para a prática do treino desportivo

Planeamento do Treino – Joana Filipa de Jesus Reis [3 ECTS]

  • Identificar e analisar os princípios que sustentam a periodização do treino
  • Conhecer os vários modelos de periodização global de macrociclo
  • Apreciar criticamente a justificação científica dos procedimentos encontrados no terreno, relacionados com os processos de otimização dos estímulos de treino
  • Compreender as consequências de fases de treino com recuperação insuficiente e a sua relação com os processos de sobressolicitação e de sobretreino
  • Conhecer os indicadores de fadiga e de avaliação do impacto da carga com maior relevância do terreno
  • Conhecer os procedimentos de controlo e modelação da relação carga de treino – desempenho

Unidades Curriculares da Pós-Graduação Strength & Conditioning 

Prescrição de Exercícios de Força – Pedro Luís Camecelha de Pezarat CorreiaJoão Pedro Casaca de Rocha Vaz e Paulo Santos [9 ECTS]

  • Identificar e compreender os conceitos e princípios básicos de cinesiologia e de biomecânica aplicados ao treino de força
  • Conhecer e saber como aplicar o conceito de progressão na integração neuromuscular
  • Saber avaliar, interpretar e prescrever exercícios de treino de força para o tronco, membro inferior e membro superior em função das necessidades individuais

Avaliação e Controlo do Treino – Pedro Mil-Homens e Maria João Valamatos [6 ECTS]

  • Conhecer e saber selecionar os principais procedimentos de avaliação e controlo do treino
  • Saber aplicar os testes e técnicas de avaliação, em contextos de laboratório e terreno
  • Interpretar resultados e suas implicações para o processo de treino

Nutrição, Suplementação e Hidratação em Desporto – José Gomes Pereira e Cláudia Minderico [3 ECTS]

  • Papel dos macro e micronutrientes no desempenho desportivo
  • Equilíbrio hidroeletrolítico e performance 
  • Suplementos ergogénicos, fundamentação e critérios de utilização em treino e competição

Prevenção de Lesões – Raúl Oliveira e João Pedro Casaca de Rocha Vaz [3 ECTS]

  • Definir o conceito, as diferenças entre lesões agudas e crónicas e identificar as principais causas associadas às lesões desportivas
  • Descrever as causas, os sinais, os sintomas e as estruturas anatómicas mais afetadas pelas lesões traumáticas e pelas lesões de sobrecarga
  • Identificar características específicas das lesões nos jovens atletas
  • Enumerar os princípios gerais de prevenção e fatores de risco 
  • Identificar e descrever os principais sintomas e sinais da fase inflamatória e da fase de reparação tecidular
  • Descrever os cuidados imediatos pós-lesão e identificar os princípios gerais de intervenção

Métodos no treino da força e Especialização no treino da força [4 + 3 ECTS]

Estas duas Unidades Curriculares são constituídas por um conjunto de Seminários temáticos. Visite a página Seminários para detalhes e para conhecer toda a oferta de Seminários desta Pós-Graduação

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência