Empréstimo Interbibliotecas

O empréstimo interbibliotecas [EIB] é um serviço de empréstimo entre Bibliotecas.

O empréstimo é gratuito com as instituições com as quais a Biblioteca da FMH tem protocolos celebrados ou parcerias privilegiadas.

É um serviço que permite a partilha de fundos documentais, através de empréstimos de livros e/ou cópias ou digitalizações de artigos de revistas, capítulos de livros, e partes de proceedings, colóquios, conferências, entre outros, de forma a desenvolver parcerias e interajudas entre as várias instituições.

Os livros, para serem emprestados, deverão estar na situação de “DISPONÍVEL”.

Nesta parceria é permitida a requisição de três obras em simultâneo, durante 30 dias (em território nacional ou estrangeiro), podendo-se renovar a requisição dos mesmos documentos por período idêntico, desde que não haja reserva da obra.

O pedido é apreciado, privilegiando-se as bibliotecas cooperantes, e exige-se que nele conste a identificação da biblioteca requisitante.

O tempo de espera dependerá do tempo de processamento do pedido por parte da biblioteca ou da expedição do correio (normalmente 1 a 3 dias).

Nas bibliotecas cooperantes verifica-se o princípio da reciprocidade e não existem custos.

O custo atual de cada empréstimo para bibliotecas não cooperantes (que inclui expedição) é o seguinte por volume:

  • 7,50€ ou 1 IFLA Voucher – empréstimos nacionais
  • 2 IFLA Vouchers – empréstimos internacionais ILL


As bibliotecas da Universidade de Lisboa estão isentas de pagamento, bem como as instituições com as quais a biblioteca da FMH tem protocolos celebrados.

O pagamento pode ser feito por:

  • Transferência bancária: IBAN PT50 0018 000318406181020 95

O pedido pode ser feito por e-mail utilizando o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A responsabilidade pela boa conservação da obra requisitada fica a cargo da entidade requerente, incluindo o cumprimento de obrigações legais relativas à propriedade literária, artística e científica da mesma, bem como a conservação da mesma.

 

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência