Cerimónia de atribuição de Doutor Honoris Causa a José Manuel Constantino

Decorreu no dia 22-11-2023, na Faculdade de Motricidade Humana, a atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa ao presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino.

A cerimónia presidida por Sua Excelência o Presidente da República, contou com uma vasta participação de professores, alunos, familiares, amigos, dirigentes das Federações Desportivas, autarcas e governantes, dos quais a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais,  e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

O Padrinho do Laureado, Professor da FMH, Carlos Neto, e antigo colega de José Manuel Constantino, muito elogiou, todo o percurso científico, pedagógico e profissional com que se distingue José Manuel Constantino no seu percurso individual pelos serviços prestados ao País nos planos da vida social, política e cívica, realçando "Estamos perante uma pessoa invulgar pelo seu talento, rigor, responsabilidade, capacidade de liderança e um ser humano com grandeza nos princípios éticos, profissionais e relacionais. Uma pessoa em que a utopia não é impossível e atribui uma grande importância aos afetos, emoções e tomadas de decisão que não são completamente lineares como é apanágio dos grandes pensadores.".

Após a outorga das insígnias de Doutor Honoris Causa pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira,  José Manuel Constantino agradeceu, com um discurso que emocionou toda a plateia, "É um momento de alegria, uma alegria partilhada com todos os que acompanharam o meu percurso académico, profissional e desportivo, mas é também um ato carregado de enorme responsabilidade figurar na galeria de personalidades notáveis e nomes incontornáveis da nossa história a quem a Universidade de Lisboa atribuiu este grau, nomeadamente perante o Presidente da República do meu País, que saúdo e a quem penhoradamente agradeço a presença. Recebo, por isso, esta homenagem, na casa onde me graduei em 1975, muito honrado por tão elevado galardão, justificado muito mais pela vossa generosidade do que pelos meus méritos. A minha segunda palavra é de reconhecimento ao Prof. Doutor Carlos Neto, que teve a seu cargo o pesado ónus de, na minha pessoa e no meu currículo, vislumbrar méritos bastantes para justificar, perante tão exigente assembleia e renomada universidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa." Foi ainda mencionada a emoção com que recebeu do Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Luís Bettencourt Sardinha, a notícia de que a Universidade de Lisboa lhe tinha outorgado este título, reconhecendo personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que hajam prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.

A cerimónia terminou com o discurso de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que foi enaltecido o percurso em prol do desporto do novo Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa e realçada a obra intelectual publicada e o seu espírito progressista. "O desporto português aprendeu consigo", dirigindo-se a José Manuel Constantino. Acrescentou ainda, é "uma festa para a universidade e para o desporto português".