30 conversas com a memória - o desporto, a história e a vida" - um livro de História e de estórias de alunos da FMH apresentado no COP

“30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida” nasceu da iniciativa de José Manuel Constantino, presidente do COP, que “com toda a justiça deveria fazer parte desta obra”, considerou a abrir a sessão de lançamento o editor João Barata, da Visão e Contextos. “Uma ideia brilhante” de José Manuel Constantino, foi como Luís Bettencourt Sardinha, presidente da Faculdade da Motricidade Humana (FMH), que teve a cargo a apresentação pública de “30 conversas com a memória – o desporto, a história e a vida”, se referiu à obra.

Luís Bettencourt Sardinha escolheu citar o poeta Mário Quintana para sublinhar a importância que os 30 protagonistas que dão corpo ao livro têm na sua área de atividade, a Educação Física e o Desporto: “Não tenho a pretensão de que todas as pessoas de quem gosto gostem de mim…/nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante para mim é saber que eu/em algum momento, fui insubstituível…” Realçou que são 30 figuras de menção. Trinta personalidades que têm lutado pela causa a que se propuseram. Felizmente, contamos com mais figuras de referência nesta causa que nos une. Lanço desde já a ideia de que esta aproximação continue, porque há sem dúvida mais volumes a escrever dedicados a este tema, sugeriu Luís Bettencourt Sardinha.

Esta obra é cativante! Que tanto educa e cultiva quem a ler. Nesta obra funde-se a história e a memória. Funde-se o conhecimento e a experiência. Funde-se a reflexão e o pensamento. O autor sabendo usar as palavras como cristais, mergulha o leitor nos entrevistados como os construtores de novo pensamento. Com certeza que contribui também para uma área de conhecimento e profissional que não pode desconsiderar a história e a memória.

Para Vítor Serpa, aceitar o desafio proposto por José Manuel Constantino foi um privilégio, e durante a construção do livro, reconheceu a extraordinária dimensão intelectual dos professores de Educação Física.

Os protagonistas destas conversas reais, são Alberto Trovão do Rosário, Alfredo Melo de Carvalho, António Vasconcelos Raposo, Arcelino Mirandela da Costa, Carlos Neto, David Monge da Silva, Eduardo Trigo, Jorge Araújo, Fernando Mota, Francisco Sobral Leal, Henrique Melo Barreiros, Jenny Candeias, Jorge Olímpio Bento, Manuel Brito, Maria Adelaide Patrício, Maria da Graça Sousa Guedes, Fátima Monge da Silva, Leonor Moniz Pereira, Sidónio Serpa e Vítor da Fonseca. As conversas imaginárias são com António de Paula Brito, Nelson Mendes, Henrique Reis Pinto, Hermínio Barreto, Jorge Crespo, José Esteves, Noronha Feio, Teotónio Lima, Maria da Graça Mexia e Mário Moniz Pereira.

"30 conversas com a memória - o desporto, a história e a vida" possui 520 páginas, é publicado pela Visão e Contextos e está disponível aqui.