Inauguração Exposição Prof. Moniz Pereira

Decorreu, no dia 31-01-2023, a inauguração da exposição do 100º Aniversário do Professor Mário Moniz Pereira, ilustre figura do Desporto em Portugal, acarinhado docente da nossa escola.

O objetivo desta exposição é homenagear o Professor Moniz Pereira e todo o seu legado profissional e pessoal, inspirando e motivando todos os visitantes, incluindo os alunos e docentes da FMH através da mostra das conquistas do professor e da sua capacidade e método de trabalho para alcançar as metas a que se propunha.

O conceito da exposição é baseado numa palavra que tão bem define o Professor Moniz Pereira: MOVIMENTO.

A importância da corrida, da precisão, do rigor e da sua paixão pelo desporto e também pela vida pessoal está muito marcada no percurso expositivo, nas formas estruturais construídas, nos objetos selecionados e no design desenvolvido.

Para melhor definir a vida do Professor Moniz Pereira, a exposição encontra-se dividida em 4 núcleos expositivos: legado • família; professor • treinador; estudante • atleta; artista • músico.

Cada um destes núcleos mostra-nos um lado diferente da vida do Professor através de informação textual, recurso a objetos e fotografias alusivos a cada destes temas.

A cerimónia contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira e do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Após as boas-vindas por parte do Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Professor Luís Bettencourt Sardinha, intervieram o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e o editor, fadista, compositor, letrista e escritor, Daniel Gouveia e ainda o atleta olímpico Domingos Castro.

Nestas intervenções foram realçadas as qualidades humanas e profissionais do Professor Mário Moniz Pereira.

Para além do Desporto, a vida do Professor Mário Moniz Pereira, também, foi dedicada ao Fado, pelo que, a cerimónia foi abrilhantada com um momento musical em que participaram Julieta Estrela, Teresa Tapadas e António Pinto Basto.

Usaram também da palavra o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira e o Exmo. Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.