A Revista Estud(i)os de Dança (RED) está a realizar uma chamada de artigos para a edição temática dedicada ao tema "A educação somática e a consciência corporal num mundo digital"

Data limite para envio de artigos: 30 de novembro de 2023

Previsão de publicação: primavera de 2024

Aceitamos contribuições de várias áreas, incluindo estudos artísticos, saúde e bem-estar, filosofia e ciências da educação.

Editoras convidadas: Rita Rato e Cecília de Lima, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos em Música e Dança

Este dossiê temático considera o desafio do campo das práticas somáticas face à velocidade de um modo de vida digital e ao poder hegemónico da cultura ocidental contemporânea.

Queremos questionar, desafiar, trocar perspectivas e gerar diálogo sobre o papel da educação somática na experiência, conhecimento e pensamento humano:

• Será que no futuro haverá tempo para uma consciência somática?
  • Como pode ser (re)pensada a educação?
  • Que papel podem desempenhar estas práticas na conciliação da dimensão experiencial do corpo num mundo cada vez mais dominado pela imagem normalizada?
  • Que desafios trazem ao campo da investigação académica?
  • Como se relacionam com processos e práticas artísticas?
  • Que perspectivas críticas poderão potencializar o próprio campo das práticas e educação somática?

Durante o período desta chamada de trabalhos, a revista RED permanece aberta à submissão de artigos nas secções de artigos originais e conexões (materiais úteis para os estudiosos da dança). Não perca a oportunidade de compartilhar as suas pesquisas connosco!

Saiba mais aqui

#RevistaRed #reddança #Dança#dança #dançafmh #ulisboa#EducaçãoSomática #ConsciênciaCorporal #ArtesPerformativas #ChamadaDeArtigos #PesquisaCientífica