3 Minutos de Tese – Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa promove pela primeira vez uma edição desta competição em 2023, desafiando os seus estudantes de Doutoramento a explicar o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único dispositivo.

Considerando que o conhecimento novo produzido nas universidades é essencial à resolução dos grandes desafios societais, e sendo o diálogo entre a ciência e a sociedade especialmente importante neste processo de capacitação, a Universidade de Lisboa organiza a competição 3 Minutos de Tese (3MT) na Universidade de Lisboa, que pretende estimular as competências de comunicação de ciência dos estudantes de doutoramento.

Os estudantes são desafiados a explicar a importância e o impacto da sua investigação a um público não especializado, ao mesmo tempo que se promove a cultura científica e se fomenta a interdisciplinaridade e conhecimento mútuo na Universidade de Lisboa.

A competição é inspirada num formato desenvolvido e patenteado pela Universidade de Queensland, Austrália (3MT®).

Quais são os prémios?

O primeiro classificado recebe um prémio de 5.000,00 €, o segundo classificado recebe 2.000,00 € e o terceiro classificado recebe 1.000,00 €.

Os candidatos na Fase 1 receberão uma formação em Comunicação de Ciência e um certificado de participação. Aos finalistas da Fase 2 e aos premiados serão ainda atribuídos diplomas de reconhecimento de mérito.

Candidaturas abertas de 3 a 17 de abril de 2023.