Faculdade de Motricidade Humana e Federação Portuguesa de Futebol colaboram na organização do mestrado em Futebol

FMH e FPF, atráves da Portugal Fooball School, assinam adenda a protocolo para contemplar o novo ciclo de estudos promovido pela FMH.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) oficializaram esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a parceria no mestrado em Futebol que a instituição da Universidade de Lisboa estreia, em 2022/2023, na sua oferta formativa. O documento firmado pelas partes constitui uma adenda ao protocolo de colaboração já existente.

A FMH esteve representada pelo respetivo presidente, Luís Bettencourt Sardinha, e pelo coordenador de curso Pedro Fatela, enquanto Fernando Gomes (Presidente da FPF), André Seabra (diretor da Portugal Football School) e João Brito (coordenador do curso pela parte federativa) fizeram as "honras da casa" na cerimónia de assinatura do protocolo.

"Trata-se de uma parceria que valoriza o que de mais importante a Universidade tem, que é a atribuição do diploma aos seus estudantes. Nesta circunstância, sendo o mestrado em futebol, envolvendo recursos da FMH e também da FPF, em muito valorizará o desenvolvimento do conhecimento e das competências dos estudantes, que poderá ter muito impacto no seu exercício profissional, e este também contribuirá para o desenvolvimento do futebol em Portugal", declarou Luís Bettencourt Sardinha.

Fernando Gomes destacou o conhecimento existente no seio da FPF, razão que justifica a parceria: "Desde o primeiro momento da Portugal Football School ambicionamos trazer as instituições de ensino superior para junto da federação e posicionar o vasto conhecimento existente dentro da federação numa lógica de colaboração com as instituições de ensino superior. Temos, felizmente, várias parcerias instituídas e é uma enorme honra alargar a que já vínhamos desenvolvendo com a FMH."

Destinado essencialmente a licenciados em Ciências do Desporto - embora sem excluir outros candidatos - este ciclo de estudos tem como finalidade proporcionar aos estudantes uma formação específica e avançada, de nível teórico/prático na área do treino em futebol, preparando-os para contextos onde se desenvolvem tarefas de supervisão e liderança de processos de treino/competição, observação e análise de jogo, ou controlo de treino.

A primeira edição arranca no dia 19 de setembro e conta com 30 alunos. As aulas decorrem de segunda a sexta-feira nas instalações da FMH (Cruz Quebrada) e na Cidade do Futebol. A componente letiva será posteriomente completada por estágio ou dissertação, num pacote formativo previsto para dois anos/quatro semestres.

Os principais objetivos do mestrado são habilitar profissionais para a supervisão e liderança em contextos de treino e competição; capacitar profissionais na área da saúde, com particular ênfase para o incremento da performance e prevenção/recuperação de lesões; preparar profissionais na área da observação e análise de jogo; estimular uma relação recíproca entre investigação e o contexto real de prática em futebol; estimular a formação contínua e multidisciplinar dos profissionais técnicos em futebol.