Política da Qualidade

A Política da Qualidade da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa operacionaliza-se através do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGEQ) e organiza-se segundo os referenciais e recomendações emanados pela European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) e pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), tendo também como referência os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade previstos na NP EN ISO 9001. A coordenação e gestão do SIGEQ cabe ao Conselho de Avaliação e Garantia da Qualidade (CAGQ).

Por sua vez, o Manual da Qualidade (MQ) é o documento que operacionaliza o funcionamento do SIGEQ, assumindo-se como uma referência fundamental para a definição das medidas e ações de garantia da qualidade, e para a caracterização dos processos, indicadores e agentes responsáveis pela execução das atividades dinamizadoras da melhoria contínua na FMH. A qualidade é um processo dinâmico que acompanha em permanência a evolução da Escola e da sua integração na sociedade, sendo o MQ demonstrativo do alinhamento da gestão com os diferentes processos organizacionais.

O MQ contém a descrição dos meios adotados pela FMH para assegurar a qualidade nas relações estabelecidas com os stakeholders internos e externos. É o documento formal que descreve a conceção global da política institucional para a qualidade e a sua concretização no âmbito do SIGEQ, e que inclui:

  • As linhas gerais da estratégia institucional para a qualidade, com ênfase especial nas prioridades estratégicas para cada um dos eixos de missão e áreas de enquadramento constantes do plano estratégico de ação para o quadriénio
  • A organização do SIGEQ (âmbito e objetivos, estruturas de coordenação e níveis de responsabilidade no domínio específico da qualidade) e a sua interface com os órgãos de governação e gestão
  • As metodologias de monitorização, avaliação e intervenção com vista à melhoria contínua das atividades da FMH, discriminadas em função dos processos nucleares da missão institucional
  • A produção e difusão de informação relevante para os stakeholders

No MQ identificam-se três âmbitos de organização e ação na cadeia de valor: Planeamento Estratégico, Processos Nucleares da Missão Institucional e Suporte. A cada âmbito de ação estão associados processos, os quais traduzem um conjunto de atividades com finalidades específicas na respetiva cadeia de valor. Do alinhamento e da interação entre os processos resultam sinergias para garantir a eficácia do SIGEQ. Cada processo tem um responsável que assegura a sua gestão nas várias etapas do ciclo de gestão da qualidade: planeamento, implementação, monitorização, avaliação, revisão e ações de melhoria.

O MQ é complementado com vários documentos de apoio, comportando diversa informação operacional relevante mas que, pelo seu caráter de atualização periódica, não consta do documento principal, nomeadamente:

  • Gestão das Ações Corretivas
  • Análise SWOT
  • Auditorias Internas
  • Composição do Conselho de Avaliação e Garantia da Qualidade
  • Documentos de Referência no Âmbito da Qualidade
  • Documentos Normativos
  • Gestão da Informação Documentada
  • Gestão de Não Conformidades e Reclamações
  • Indicadores de Gestão
  • Inquéritos de Monitorização da Qualidade
  • Listagem de Procedimentos Internos
  • Mapa de Reuniões Periódicas
  • Plano de Prevenção de Riscos de Gestão
  • Regulamentos e Legislação Geral
  • Revisão do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade

Para cada processo são definidos indicadores que garantem estabilidade temporal para a caracterização da atuação da FMH, medindo o desempenho nos processos definidos, e deste modo contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e definição dos objetivos estratégicos e operacionais da FMH.

O CAGQ desencadeia e supervisiona periodicamente o processo de avaliação e monitorização dos indicadores da qualidade institucional.

 

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