A Conferência intitulada "O Corpo construtor do cérebro: um enfoque neuropsicomotor"

• Data de início: terça-feira, 30 abril 2024
  • Hora de Início: 11h00
  • Local: Salão Nobre

A Conferência intitulada "O Corpo construtor do cérebro: um enfoque neuropsicomotor” com o Professor Vítor da Fonseca, no dia 30 de abril, no âmbito do Career Fórum.

A apresentação procurará abordar os enigmas evolucionistas e neuropsicomotores da espécie humana, especialmente orientados para as grandes conquistas da motricidade e para a interacção e integração sistémica do corpo, da motricidade, do cérebro e da mente, numa óptica da construção hierárquica da somatognosia e da egognosia, como substractos da intencionalidade.

Biografia do conferencista:

Vitor da Fonseca é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, ex-docente do Departamento de Educação Especial e Reabilitação. É Mestre em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago). Especializado em Intervenção Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotrcicidade, tem sido responsável clínico e consultor psicoeducacional, ao longo de quarenta anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, onde já observou e orientou cerca de 5000 crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem.

Desenvolve acções de formação desde 1972 com professores, psicólogos, médicos, terapeutas e reeducadores em Portugal, Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina, Cuba, México, Chile e Peru. Tem publicados 23 livros e cerca de 220 artigos em vários domínios desde a psicomotricidade, à antropologia, às perturbações do desenvolvimento, às dificuldades de aprendizagem, à estimulação precoce, à educação especial, à psicopedagogia, à neuropsicologia e à educação e reeducação cognitiva, em Portugal e no estrangeiro. É formador internacional, especializado em psicomotricidade pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, com sede em Paris, desde 1979, e pela Associação Ibero-Americana de Psicomotricidade Infantil, com sede em Cuba, desde 2000, em dificuldades de aprendizagem pela International Academy for Research in Learning Disabilities, com sede em Illinois, desde 1987, e em programas de intervenção cognitiva, nomeadamente no Programa de Enriquecimento Instrumental de R. Feuerstein, no Programa PASS de J. Das e no Programa de Desenvolvimento Cognitivo para a Pré-Escola, Bright Start, de C. Haywood, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação de mediatizadores desde 1984. É membro da Associação Internacional de Dislexia (The International Dyslexia Association) desde 1975, e ex-presidente e fundador da Associação Portuguesa de Dislexia.

Trabalhou como terapeuta e reeducador no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação C. Gulbenkian e no Consultório Médico-Psicopedagógico, de 1970 a 1975, e foi coordenador da Miniclínica da Climefire, de 1976 a 1982. Foi fundador do Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional (CORPE), onde exerce funções de coordenador psicoeducacional desde 1995.