Seminário PG S&C - Treino de força no idoso

Responsável pela ação

Pedro Pezarat Correia

Preletores (e afiliação):

Pedro Pezarat Correia (Faculdade de Motricidade Humana); Xavier Melo (Escola Superior de Saúde Egas Moniz)

Identificação do tipo de curso

Seminário (curso Breve)

Regime:

Pertinência da ação:

O seminário procurará divulgar informação técnico-científica que consideramos importante para os profissionais de saúde e treino ligados ao desporto e atividade física.

Objetivos:

Divulgar informação técnico-científica sobre treino de força em idosos.

Competências a adquirir:

Domínio dos conhecimentos implicados nos fundamentos, benefícios, princípios, características e métodos de treino de força em idosos.

Destinatários e as saídas profissionais:

Profissionais com intervenção nas áreas do exercício e atividade física e da saúde.

Duração:

Total de 10 horas.

Plano curricular:
  • Fundamentos cinesiológicos: caracterização da função neuromuscular no idoso;

• Metodologia do treino da força no idoso;

• Avaliação funcional e prescrição de exercício no idoso – prática

27 de janeiro de 2023

• 14:30-16:00: Pedro Pezarat Correia (FMH-Universidade de Lisboa)
    • CARATERIZAÇÃO DA FUNÇÃO NEUROMUSCULAR NO IDOSO: Causas para o declínio da função neuromuscular no idoso. Treinabilidade da força no idoso. Fundamentos cinesiológicos para a prescrição do treino de força no idoso.
  • 16:30-19:00: Xavier Melo (Egas Moniz School of Health & Science)
    • AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA FUNCIONAL E DO RISCO DE QUEDA DOS IDOSOS: Definição de diferentes níveis de capacidade funcional e objetivos específicos de cada nível. Barreiras, facilitadores e estratégias para a integração da atividade física e exercício físico no quotidiano do idoso.

28 de Janeiro de 2023

• 9:00-13:30: Xavier de Melo (Escola Superior de Saúde Egas Moniz)
    • PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO MULTICOMPONENTE PARA O IDOSO: Metodologias do treino de força e metodologias de treino para o desenvolvimento do equilíbrio e diminuição do risco de quedas em idosos.

Local de realização:

O Seminário será realizado no Salão Nobre da FMH.

Calendarização e o horário de funcionamento:

27 de Janeiro de 2023 (14:30-19:30) e 28 de Janeiro de 2023 (9h-14h)

Habilitações de Acesso

Não há.