Pré-requisitos | Acesso

Todos os candidatos ao curso de Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que:

  • Terminaram ou frequentam o 12.º ano, independentemente da área frequentada;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudança de curso;
  • Já frequentam o ensino superior e um curso ligado à área da Dança e pretendem solicitar mudança de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
  • Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto-Lei n.º 125/95, de 31 de maio, e naturais e filhos de naturais do território de Timor-Leste);
  • Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).

As inscrições realizam-se de 4 a 22 de abril

As inscrições realizam-se online devendo, para o efeito, efetuar um registo no Fenix.

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento aqui disponível ( descarregar pdf ).

Deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: Fenix - AccountCreation, preenchendo todos os campos assinalados com *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Aquando da candidatura online deverão se anexados os seguintes documentos:

  • Documento de identificação
  • Atestado/Declaração Médica
  • Curriculum Vitae
  • Questionário preenchido (Questionário)

A inscrição compreende ainda, o pagamento de um emolumento no valor de 70€ e do seguro no valor de 2,03€.

Podem existir duas chamadas, mas só pode ir à época especial quem:

  • Estava inscrito na 1.ª chamada e não pôde realizar as provas por motivos considerados relevantes;
  • Não se inscreveu na 1.ª chamada por motivos considerados relevantes.

Em ambos os casos, o estudante terá que pedir autorização, em forma de requerimento dirigido ao Presidente da FMH, e justificar sua ausência ou a não inscrição nas provas da 1.ª chamada.
O requerimento é anexado ao processo de inscrição, no período de candidatura para a época especial ou para quem já estava inscrito, enviado para os Serviços Académicos.

Informação a ser disponibilizada brevemente

As provas da época especial realizar-se-ão nos dias 14 de julho de 2023 às 14h30, no Estúdio A e Ginásio de Rítmica do Edifício Esteiros.

Os pré-requisitos do curso de Dança correspondem ao Grupo I – Aptidão funcional e artística, que tem por objetivo a avaliação das capacidades e qualidades de expressão artística dos candidatos que assegurem o domínio básico das técnicas de dança necessárias ao prosseguimento de estudos em Dança.

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO e é de tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Dança é necessário obter a classificação de APTO.

Os pré-requisitos são constituídos por duas partes:

  1. Aptidão Funcional
  2. Aptidão Técnico-Artística (mais informação aqui)

aptidão funcional tem por objetivo garantir que o candidato possui as características funcionais indispensáveis à continuação dos estudos em Dança.

Essa garantia é dada através de uma comprovação médica. Assim, o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de APTO, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução de estudos em dança.

O candidato só poderá realizar a prova prática se a comprovação médica indicar que não apresenta restrições físicas, pois só desta forma a Faculdade se pode certificar de que poderá realizar qualquer atividade/esforço físico. 

aptidão técnico-artística tem por objetivo garantir que o candidato possui o domínio básico das técnicas de dança e qualidades de expressão artística necessários ao prosseguimento de estudos na licenciatura em Dança.

Essa garantia é determinada na sequência da participação do candidato numa prova prática.

A prova prática corresponde a uma audição composta por dois momentos:

  • Aula de dança
  • Oficina de dança

Ambos os momentos são realizados em estúdio, e destinam-se a apurar as capacidades básicas para a prática da dança.

MOMENTO 1

Participação numa aula de dança, combinando diferentes elementos técnicos capazes de avaliar o candidato ao nível da:

  • Consciência do esquema corporal
  • Capacidade de controlo e coordenação motora
  • Aptidão rítmica

MOMENTO 2

Participação numa oficina de movimento com vista a determinar a capacidade do candidato no que respeita às qualidades criativas e à disponibilidade para o trabalho colaborativo.

O júri poderá ter igualmente em consideração o currículo de que o candidato faça prova no respetivo processo de candidatura.

A título excecional e por razões de força maior a avaliação curricular poderá substituir a avaliação presencial.

A prova prática tem que ser realizada por todos os candidatos.

A título excecional e por razões de força maior a avaliação curricular poderá substituir a avaliação presencial. A prova prática corresponde a uma audição composta por dois momentos:

  • Aula de dança
  • Oficina de dança

Ambos os momentos são realizados em estúdio, e destinam-se a apurar as capacidades básicas para a prática da dança.

Momento 1
Participação numa aula de dança, combinando diferentes elementos técnicos capazes de avaliar o candidato ao nível da:

  • Consciência do esquema corporal
  • Capacidade de controlo e coordenação motora
  • Aptidão rítmica

Momento 2
Participação numa oficina de movimento com vista a determinar a capacidade do candidato no que respeita às qualidades criativas e à disponibilidade para o trabalho colaborativo.

O resultado final dos pré-requisitos corresponde ao conjunto da avaliação da aptidão funcional (exame médico) e da aptidão técnico-artística.

O resultado dos pré-requisitos é expresso em APTO e NÃO APTO.

Os Certificados dos Pré-Requisitos, aos quais estão associados a senha necessária que prova que ficou APTO, serão disponibilizados na sua forma digital em data a definir.


Dados respeitantes ao ano letivo 2024/2025

Condições de Acesso

Ter realizado as provas de ingresso estabelecidas para o presente ano letivo e os pré-requisitos do Grupo I no ano em que pretende apresentar a candidatura ao ensino superior. 

A prova exigida para o ingresso no curso de licenciatura em Dança é uma das seguintes provas:

  • 02 – Biologia e Geologia (B)

ou

  • 10 – Geometria Descritiva

ou

  • 12 – História da Cultura e das Artes

ou

  • 13 – Inglês

ou

  • 18 – Português

A correspondência entre provas de ingressos e exames nacionais é a seguinte:

Prova de Ingresso Exigida   Exame Nacional do Ensino Secundário
02 – Biologia e Geologia (B)   702 – Biologia e Geologia
10 – Geometria Descritiva   708 – Geometria Descritiva A
12 – História da Cultura e das Artes   724 – História da Cultura e das Artes
13 – Inglês   550 – Inglês (continuação – bienal)
18 – Português   639 – Português OU
239 – Português (exclusivamente para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo)
 

Sempre que existam exames em alternativa, o estudante pode optar pelo que melhor se aplica ao programa que frequentou no ensino secundário, ou optar por realizar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos.

Nº de vagas da 1ª fase: 21

O último candidato colocado na 1.ª fase apresentou uma nota de candidatura de 120,5 e na 2.ª fase o último candidato colocado apresentou uma nota de 181,0.

Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência