Guia de Curso

Coordenadora do Curso

Professora Doutora Paula Lebre

Coordenadora Adjunta

Professora Doutora Elisabete Monteiro


Duração Oficial

Anos: 3      Semestres: 6      Créditos ECTS: 180


Apresentação do Curso

A licenciatura em Dança visa a formação de quadros superiores no âmbito das profissões da dança que assegurem de forma qualificada a implementação de atividades ligadas à conceção, planeamento, execução, controlo e avaliação nos domínios artístico, educativo, lúdico-expressivo numa perspetiva inclusiva.

O licenciado em Dança participa no âmbito da dança nos mais diversos contextos, promovendo a arte, a cultura, a educação, a cidadania e a saúde. Neste ciclo de estudos o estudante adquire uma sólida formação científica, técnica, artística e pedagógica, tendo por base as ciências da motricidade humana, na conjugação da fundamentação biológica, cultural e didático-metodológica. Ao longo desta formação o estudante vivencia um conjunto diversificado de práticas de dança, nomeadamente práticas de dança teatral (clássico, moderno, contemporâneo), práticas de danças sociais (tradicionais portuguesas, tradicionais internacionais, sevilhanas, sapateado americano, danças de rua), práticas somáticas (ioga, chi-kung, body-mind centering, laban-bartenieff, eutonia, feldenkrais, pilates) e práticas de criação e experimentação (dança criativa, dança inclusiva, improvisação e composição coreográfica).

Para além de preparar para intervir de forma criativa, adaptativa e empreendedora, individualmente e em equipas multidisciplinares, nos domínios atrás referidos, este curso confere os fundamentos para o prosseguimento em outros ciclos de estudos.


Objetivos
  • Avaliar e diagnosticar para intervir, através das práticas de dança, em projetos de desenvolvimento humano e cultural
  • Conceber e planear projetos, envolvendo a dança e as suas múltiplas técnicas, nas áreas artística, educativa, lúdica ou inclusiva, ajustando esses projetos de intervenção aos respetivos contextos e às populações-alvo, nomeadamente a crianças, jovens, adultos ou idosos
  • Conduzir processos de intervenção que melhorem a performance artística, a promoção da saúde através das atividades de dança, a inclusão social e a animação sociocultural
  • Conduzir processos de intervenção no âmbito da dança que melhorem a performance artística, a inclusão social, a atuação na comunidade pela animação e projetos de natureza sociocultural, e a promoção da saúde através da mediação expressivo-artística

Condições de Acesso

Conclusão do ensino secundário e realização das provas de ingresso exigidas.

  • Pré-requisitos: Grupo I – Aptidão funcional e artística
    • Emolumento da candidatura: 72,03€
  • Provas de ingresso: 02 – Biologia e Geologia (B) ou 10 – Geometria
  • Descritiva ou 12 – História da Cultura e das Artes ou 13 – Inglês ou 18 – Português
  • Classificação mínima: Provas de ingresso 95 e Candidatura 95
  • Nota do último colocado no ano anterior: 120,5 (1.ª fase); 18,10 (2.ª fase)

Limitações Quantitativas
  • Numerus clausus: 21

Áreas Disciplinares
  • Biologia das Atividades Físicas (BAF)
  • Sociologia, Estudos Culturais e Gestão das Atividades Físicas e do Desporto (SEG)
  • Psicologia e Comportamento Motor (PCM)
  • Pedagogia e Metodologias de Intervenção nas Atividades Motoras (PMI)

Saídas Profissionais

Ensino e formação em dança; animação sociocultural; criação coreográfica; gestão de projetos e produção de eventos artísticos (conceção, planeamento, execução, controlo e avaliação).


Empregabilidade
  • Diplomados que obtiveram emprego em setores de atividade relacionados com a área do ciclo de estudos: 88%
  • Diplomados que obtiveram emprego após um ano de conclusão da licenciatura: 88%

Acesso a Nível Superior de Estudos

Acesso a Mestrado (2.º Ciclo) e Doutoramento (3.º Ciclo).


Propinas

Valor da propina: 697€.

Regulamento de propinas


A3ES

Acreditação A3ES


Normas e Regulamentos

Todas as unidades curriculares assumem como modelos de avaliação:

  1. modelo de avaliação contínua
  2. modelo de avaliação através de duas épocas de exame

A assiduidade constitui critério de avaliação preferencialmente nas disciplinas prático-laboratoriais.

O diploma final de 1.º ciclo e respetivo suplemento é atribuído após conclusão de todas as unidades curriculares por parte dos estudantes.


Oeiras Valley

Educação para a ciência, inovação e excelência