Acreditação da ação de formação
Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/ACC-115050/2.
A formação contínua considerada para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, com a duração de 50 horas (2 créditos).
Destinatários da ação de formação
Professores Cooperantes do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física do Ensino Básico e Secundário (grupos 260 e 620) e Supervisores da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Estrutura da ação de formação
A investigação refere que a qualidade da formação inicial de professores implica a cooperação entre as instituições de ensino superior e as escolas, no âmbito do estágio pedagógico, o trabalho colaborativo entre supervisores é reduzido e que as suas práticas são pouco consistentes, mas que a sua ação é determinante. É consensual que os estágios são mais eficazes quando apoiados por uma supervisão cooperativa, envolvendo ativamente os professores cooperantes na concetualização e implementação da formação.
A qualidade da formação de professores tem sido reportada pela Comissão Europeia indicando a necessidade de encontrar iniciativas de formação que permitam consolidar as competências de supervisão e trabalho em equipa dos supervisores.
1. Objetivos da ação de formação
- a) Potenciar o desenvolvimento de uma comunidade de prática para melhorar a qualidade da supervisão pedagógica no âmbito da formação inicial de professores de educação física
- Promover a partilha de conhecimentos, capacidades e boas práticas dos professores cooperantes no âmbito dos processos de supervisão pedagógica implementados no contexto do contexto do estágio pedagógico dos futuros professores de educação física
- Melhoria da qualidade e da eficácia da supervisão pedagógica dos professores cooperantes no contexto do estágio pedagógico dos futuros professores de educação física
- Partilha, conceção, implementação e avaliação de estratégias e instrumentos didáticos com vista a potenciar os processos de supervisão pedagógica e a resolução de problemas concretos identificados no contexto do estágio
2. Conteúdos da ação de formação (25 horas de sessões Teórico-Práticas, 25 horas de sessões de Trabalho Autónomo)
- Sessão Presencial 1: Diagnóstico das necessidades de formação recíproca no âmbito do processo supervisivo do ensino-aprendizagem e desenvolvimento de proposta de soluções, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
- Sessão Presencial 2: Definição das estratégias de formação recíproca e materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
- Trabalho autónomo em contexto real de supervisão: organizados em grupos constituídos por supervisores da instituição de ensino superior e professores cooperantes, os formandos procedem à implementação e avaliação das soluções encontradas na sessão 2, no contexto da supervisão do estágio pedagógico (12,5h)
- Sessão Presencial 3: apreciação das avaliações da experiência de trabalho recíproco autónomo, em contexto real, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
- Sessão Presencial 4: Definição dos ajustamentos às estratégias de formação coletivas e aos materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação, em formato sucessivo de autoscopia individual, painel de discussão e plenário (5h, Teórico-práticas)
- Trabalho autónomo em contexto real de supervisão: organizados em grupos constituídos por supervisores da instituição de ensino superior e professores cooperantes, os formandos procedem à implementação e avaliação dos ajustamentos soluções encontradas na sessão 4, no contexto da supervisão do estágio pedagógico (12,5h)
- Sessão presencial 5: Síntese sobre o resultado das estratégias de formação recíproca e dos materiais pedagógicos didáticos para fazer suprir as necessidades de formação, em plenário (5h, Teórico-práticas)
3. Metodologias da ação de formação
Metodologias nas sessões presenciais:
- Sistematização do quadro de referência e plano do curso, em conferência.
- Trabalho de autoscopia individual, em pequeno grupo sob a forma de painel de discussão, e apresentação e discussão dos trabalhos em grupo em plenário.
- Apresentação e avaliação/reflexão dos resultados da implementação das estratégias de formação recíproca e dos materiais didáticos identificados em grupo.
- Síntese e reflexão sobre a formação no seu desenvolvimento profissional.
Metodologias no trabalho autónomo:
- Consulta e análise coletiva de documentos para leitura e posterior discussão nas sessões presenciais.
- Aplicação prática coletiva das estratégias e instrumentos.
- Produção de relatórios reflexivos (portfólio).
4. Regime de avaliação da ação de formação
O processo de avaliação dos formandos é focado nos seguintes parâmetros:
- Presença obrigatória em 2/3 das sessões atribuídas à formação.
- Produção de um portfólio individual da formação, correspondendo a 100% da classificação final.
O portfólio é entregue 30 dias após o término da formação. O processo de preparação do portfólio é acompanhado de forma sistemática pelos formadores.
A avaliação do processo de formação será realizada da seguinte forma:
- pelos formandos através de um preenchimento de um questionário de avaliação da formação – conhecimento prévio e atual, expectativas, formadores, dinâmicas da formação, sugestões;
- pela equipa de formação através de um relatório crítico incidindo, particularmente, nas atividades desenvolvidas e na participação dos formandos.
Calendário da ação de formação
O curso desenvolver-se-á ao longo do ano letivo, entre 19 de Dezembro 2022 e 26 de Maio de 2023.
Local de realização da ação de formação
A ação de formação realizar-se-á nas instalações da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, com possibilidade de extensão para os núcleos do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física, nas Escolas Cooperantes.
Limite de participantes da ação de formação
A ação de formação terá um mínimo de 10 e um máximo de 25 participantes
Custo da ação de formação
O curso terá um custo de 100 euros.
Candidaturas
Até 09 de dezembro
O processo de seleção será no dia 12 de dezembro e as Inscrições serão dia 14 de dezembro.