Oradores Convidados


         JoaoBarroso new    
Universidade de Poitiers,
França
 
 
Universidade Nacional de Educação à Distância, Espanha
 
Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro, Portugal
 
Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia

BEM-VINDO à 10ª Conferência Internacional sobre Exclusão Digital na Sociedade da Informação e do Conhecimento (SEMIME' 2016), uma conferência anual que se realiza em Lisboa, Portugal, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2016.

A evolução dos meios tecnológicos que hoje se encontram à nossa disposição está longe de poderem ser partilhados por todos. O analfabetismo digital constitui, na Sociedade da Informação e do Conhecimento, um meio de exclusão social a que temos que dedicar a nossa atenção. No entanto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm um enorme potencial para promover o desenvolvimento, se utilizadas na resolução de problemas nos múltiplos sectores de atividade e principalmente se forem efetivamente colocadas ao serviço de cada cidadão.

Pretende-se com esta Conferência, essencialmente, promover a discussão e divulgar trabalhos que possam contribuir para o combate à infoexclusão e favorecimento da acessibilidade das TICs. Serão, portanto, aceites comunicações que se refiram a trabalhos científicos e tecnológicos ou que relatem boas-práticas nesta área.


Breve Informação dos Oradores Convidados

Título da comunicação: Le BYOD, un défi social pour l’Ecole
Breve descrição: Depuis quelques années, les élèves disposent d'équipements numériques à titre personnel (ordinateurs portables, tablettes, smartphones) et les apportent de plus en plus souvent à l'Ecole. C'est une évolution qui impose rapidement l'équipement personnel des élèves comme le nouveau standard de l'équipement numérique scolaire. C’est le BYOD (Bring Your Own Device). Dans cette situation, la question des usages éducatif du numérique et, plus largement de la place et du rôle des technologies numériques à l'école est totalement renouvelée. Les questions posées sont complexes et tiennent aussi bien aux infrastructures techniques nécessaires à l’accueil de ces matériels, à la nécessité d’inventer une nouvelle ingénierie pédagogique à même de prendre en compte l’hétérogénéité des équipements et à la résolution de problématiques éthiques et juridique. Au-delà, deux questions se posent et qui questionnent l’essence même de l’Ecole. La première est celle de l’équité quand on observe que seuls les élèves issus des milieux socio-culturels les plus favorisés disposent de compétences numériques suffisantes pour en faire un usage efficace à l’Ecole. La deuxième est une remise en question du rapport des élèves à l’Ecole tant leurs pratiques numériques bouleverse leur rapport à l’information, à la connaissance, à autrui et au Monde.
CV curto: Jean-François Cerisier é professor de Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade de Poitiers (França). Nos últimos trinta anos têm-se debruçado sobre questões relacionadas com a utilização da tecnologia digital na área da educação. O seu trabalho de investigação centra-se no processo de apropriação da tecnologia por parte das instituições e dos seus intervenientes e utilizadores. Este trabalho de investigação é realizado no laboratório “TECHNE” (TECHnologies Numériques pour l’Education) que tem liderado desde 2012. Jean-François Cerisier é vice-presidente da Universidade de Poitiers, onde é particularmente responsável pelas questões ligadas ao digital e à documentação. Desde setembro 2015, ele ocupa a posição de MORTIMER sobre o tema da e-educação apoiado pela região de Poitou-Charentes. Página web pessoal: http://techne.labo.univ-poitiers.fr/lequipe/conseil-de-laboratoire/jean-francois-cerisier/
 
Título da comunicação: Programa para la mejora de la Educación Superior: Formación de Docentes y Estudiantes en la Competencia de Identidad Profesional, Innovación, Comunicación entre Culturas y Digital
Breve descrição: La universidad del siglo XXI plantea nuevos retos e interrogantes a docentes y estudiantes. Esta nueva realidad nos obliga a diseñar programas y aplicarlos para capacitar al docente y estudiantes en la formación de las competencias profesionales y la transformación de la sociedad globalizada que nos ha tocado vivir. El programa que presentaremos se basa en dos amplias investigaciones iniciadas en 2006-2007- y 2012-2013, que se actualizan con el último seminario- prácticas de formación docentes a realizar la en noviembre-diciembre, febrero,  en la Universidad de Sonora, centrando este programa en la capacitación de las competencias de identidad profesional, innovación, comunicativa y digital-tecnológica que han de dominar los docentes para mediante la teoría de la motivación atribucional y de la transferencia pueden ser trabajadas en nuevas comunidades de aprendizajes entre docentes y estudiantes, empleando la tecnología mas apropiada (plataformas, mini videos, videojuegos, tutoria innovadora etc.). creando las bases para la óptima formación en equipo entre docentes y estudiantes, especialmente centrada en la capacitación de los estudiantes durante el primer año de su formación universitaria. La conclusión mas importante, es capacitar a profesores y estudiantes en las competencias de identidad profesional y de desarrollo e integración de las tecnologías en igualdad y colaboración entre todos los seres humanos mediante el diseño de proyectos y el desarrollo de comunidades de aprendizaje compartidas.
CV curto: Antonio Medina Rivilla é doutorado em Filosofia e Ciências da Educação. Atuou como Inspetor da Educação e professor da Universidade Complutense de Madrid e também como vice-reitor. É Professor na Universidade UNED na área de Didática e Organização Escolar, e tem sido Diretor do Departamento durante mais de 25 anos. Supervisionou mais de 100 teses de doutorado e inúmeros trabalhos de investigação em espanhol e em contexto internacional.  É membro do Senado da UNED e foi membro do Conselho do Governo, incluindo comissões de prestígio na UNED. Coordena o Mestrado "Estrategias y Tecnologías para la Función Docente en la Sociedad Multicultural" e o Programa Doutoral “Innovación e investigación didáctica en el marco del EEES”. É IP do Grupo de Investigação Consolidado (Ref.125-UNED), e tem desenvolvido inúmeros projetos de I+D, nacional e internacionalmente, com um grande impacto sobre a (inter) discussão científica nacional (por exemplo, ECER, ISAAT, RIAICES, etc.). Tem sido professor convidado em várias universidades, e em 2010, foi nomeado como Professor Honoris Causa do IUNIR (Instituto Universitario Italiano de Rosario, Argentina) e na Universidade de Santander (México) em 2015. Tem alcançado grande reconhecimento e prestígio da sua carreira como docente e investigador na Universidade de Riga (Letónia). Página web pessoal: http://goo.gl/MiDvx6
 
Título da comunicação: Orientation and Navigation of Blind People using Technology
Breve descrição: With the recent advances in ubiquitous computation and the constant miniaturization of technology, intelligent systems embedded in objects of everyday life are becoming quite frequent. This opens opportunities for the creation of assistive systems that reduce the technological gap between people. Traditional navigation systems don’t address the specific needs of blind users mainly because of its dependence on location systems that don’t provide enough accuracy or because the geographic information systems don’t store information directed to a blind user. A navigation system built on a modular structure shares the same basic modules, either for traditional use or when designed to be used by the blind. The difference in this last case is that the modules may accommodate different technologies, combined. This is valid for other types of impairment. For example, a navigation system for the blind should include a variety of location input sources, fusing them to address all scenarios, indoor or outdoor. The interface should also accommodate different technologies, not just the screen or sound. Extra modules may provide extra information, like the use of computer vision to provide contextual information. This talk addresses how different technologies can be combined to provide ubiquitous contextual navigation assistance to the blind.
CV curto: João Barroso é Professor Associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (INESC). Em 2002, obteve o grau de doutor na UTAD em Engenharia Elétrica e em 2008 obteve a agregação exames públicos em Engenharia Elétrica. Em 2012, tornou-se Professor Associado de Informática/acessibilidade na UTAD. Foi Pró-Reitor de Inovação e Gestão de Informação da UTAD entre julho de 2010 e julho de 2013 e coordenou as atividades do Instituto de Tecnologia, Inovação e Conhecimento, e do Gabinete de Apoio da Propriedade Industrial na UTAD, conectando a UTAD com a UTEN (University Technology Enterprise Network, Portugal), sob o protocolo estabelecido pelo Governo Português para a Universidade do Texas (Austin). Fez parte da equipe de criação da área do Departamento de Engenharia de Computação, foi Coordenador do Bacharelado em Ciência da Computação, Diretor do Mestrado em Ciência da Computação e membro do Comité do Programa de Doutoral em Informática. É investigador sénior no INESC Tecnologia e Ciência - INESC TEC. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Processamento de Imagem Digital e Acessibilidade. Produziu mais de 100 trabalhos académicos, incluindo capítulos de livros, artigos e comunicações em congressos, supervisionando 25 pós-graduações, mestrados e doutoramentos. Participou na organização de encontros científicos, a nível nacional e internacional, criando, em 2006, a conferência " Software Development for Enhancing Accessibility and Fighting Infoexclusion" (http://www.dsai.ws). Página web pessoal: https://scholar.google.com/citations?user=HBVvNYQAAAAJ&hl=en
 
Título da comunicação: Guiding Students to Innovative Thinking: The Biomedical, Active and Healthy Ageing Paradigms
Breve descrição: The content of this keynote lecture will focus upon the strategies that could be used to foster innovation in the academic environment and promote students’ innovative thinking. Specific examples from the biomedical and assisting living fields will be provided, placed within the context of European research trajectories (H2020 trends), complied with the emerging fields of the big data analytics and Internet of Thinks (IoT). In this way, the past, present and future of the biomedical engineering will be presented as the host of innovative thinking and promoting information and knowledge society. 
CV curto: Leontios Hadjileontiadis finalizou a Licenciatura em Engenharia Elétrica, em 1989, e o Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores, em 1997, ambos na Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), Thessaloniki, Grécia. Também é Licenciado em Musicologia (AUTH, Thessaloniki, 2011) e Doutorado em Composição Musical (Universidade de Nova Iorque, Reino Unido, 2004). Desde dezembro de 1999, que pertence ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, AUTH, Grécia, como docente, investigando em diversas áreas (p.e., lung sounds, heart sounds, bowel sounds, ECG data compression, affective computing, educational data, seismic data analysis and crack detection) na Unidade de Tecnologia Biomédica do Laboratório de Telecomunicações. É também professor de Composição no Conservatório de Thessaloniki, na Grécia. Já recebeu oito prémios internacionais, nomeadamente o "Faculty Champion Award 2012", da Microsoft. Desde 2004 até ao presente, organizou e coordenou grupos de estudantes que se destacam no mundo inteiro: Imagine Cup Competition (Microsoft) [Sao Paulo, Brazil (2004)/Yokohama, Japan (2005)/Seoul, Korea (2007)/New York, USA (2011)/Sydney, Australia (2012), Seattle, USA (2015)], com projetos envolvendo soluções baseadas em tecnologia para pessoas com incapacidades e população idosa. Em julho de 2015, a sua equipa “Prognosis” foi premiada com o “Ability Award” e com o “3rd Prize in the World citizenship Award” na competição “Imagine Cup 2015”. Prof. Hadjileontiadis é membro sénior do IEEE. Página web pessoal: https://scholar.google.gr/citations?user=OfAkcXkAAAAJ&hl=el&oi=ao
 

 

 
IDIOMAS OFICIAIS
DA CONFERÊNCIA:
Português
Francês
Espanhol
Inglês

ATAS DA
CONFERÊNCIA:
Todos os trabalhos
aceites serão
publicados nas
Atas da Conferência
com ISBN


ATAS ANTERIORES:

SEMIME 2011

SEMIME 2012

SEMIME 2013

SEMIME 2014

SEMIME 2015

SEMIME 2016