Mário Moniz Pereira, o Professor do INEF de 1946 a 1974 e Doutor Honoris Causa em 2001

Mário Moniz Pereira licenciou-se no Instituto Nacional de Educação Física em 1945, com a média final de 14 valores.

Foi professor no Instituto Nacional de Educação Física, hoje Faculdade de Motricidade Humana, de 1947 a 1974, onde lecionou as Disciplinas de Teoria do Jogo e do Desporto II, Atletismo e Voleibol.

Entre os anos de 1994 e 2002 foi professor do Instituto Superior de Ciências da Saúde.

As suas publicações podem dividir-se em dois períodos. No primeiro período, entre os anos 1946 e 1960, dedicou-se à análise do gesto motor no atletismo: salto, corrida, lançamento, e no voleibol: o passe, a manchete e remate. Mais tarde, num segundo período, o seu trabalho centrou-se no treino da aptidão aeróbia/anaeróbia, utilizando fundamentalmente o treino intervalado para as corridas de velocidade, obstáculos, meio fundo e fundo.

Do currículo vitae do Professor Mário Moniz Pereira destaca-se:

• Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1981
  • Louvor pela Federação Internacional de Atletismo, em 1983
  • Medalha de Honra de Mérito Desportivo, em 1984
  • Comenda da Ordem de Instrução Pública, em 1984
  • Medalha de Mérito em Ouro, pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1985
  • Conselheiro da Universidade Técnica de Lisboa, em 1985
  • Galardoado com a Ordem Olímpica, pelo Comité Olímpico Internacional, em 1988
  • Condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1991
  • Galardoado com o Emblema de Ouro da Associação Europeia de Atletismo, a mais alta condecoração individual na modalidade, em 2001
  • Doutor Honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2001