A Faculdade de Motricidade Humana celebrou o seu 79º aniversário.

No dia 23 de janeiro comemoraram-se os 79 anos da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa (FMH- ULisboa). A cerimónia ocorreu num espaço muito especial e acolhedor. No emblemático ginásio museu Leal de Oliveira, os convidados, docentes, funcionários e alunos, partilharam a energia emanada das pessoas e do espaço com um passado cheio de história e fruto de experiências e vivências comuns.

O Presidente da FMH- ULisboa, Luís Bettencourt Sardinha, deu as boas-vindas aos convidados com um discurso que incidiu sobre os principais desafios institucionais, bem como os objetivos estratégicos e o plano de ação organizacional.

O escritor, e também docente da FMH-ULisboa, Gonçalo M. Tavares, com a sua conhecida eloquência sinalizou as intencionalidades das comemorações dos 80 anos da FMH-ULisboa que se iniciarão este ano e se prolongarão até ao próximo ano de 2020.

Posteriormente decorreu a conferência proferida pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, que abordou os desafios do Sistema Educativo. Entre outros assuntos, nesta intervenção foi realçado o contributo da Educação Física para a formação e o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Reconhecendo-se o mérito aos melhores entre os melhores, foram entregues os prémios Santander Universidades aos estudantes com as classificações mais elevadas das licenciaturas em Ciências do Desporto, Dança, Ergonomia, Gestão do Desporto e Reabilitação Psicomotora.

Na intervenção de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, foi reconhecido o contributo histórico da formação realizada na FMH-ULisboa e da preparação de profissionais qualificados. Foi ainda realçada a oportunidade de uma maior ligação de algumas atividades da FMH-ULisboa com o Centro de Alto Rendimento do Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A cerimónia terminou com a intervenção do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra. Congratulou-se com mais este aniversário da FMH-ULisboa e abordou vários assuntos muito relevantes para a sustentabilidade da Universidade e das unidades orgânicas da Universidade de Lisboa.

O Porto de Honra final proporcionou um agradável convívio entre todos os convidados, docentes, funcionários e alunos.