Investigadores de vários países alertam para a importância da aptidão física e da atividade física nas crianças

O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe, de 13 a 15 de setembro, o 9º Simpósio "European Youth Heart Study", cujas inscrições já se encontram abertas.

Este simpósio é organizado pela Faculdade de Motricidade Humana e vai contar com a presença de investigadores nacionais e internacionais, que versarão temas como a aptidão física, a atividade física e o sedentarismo durante o período de crescimento e desenvolvimento das crianças. Ao longo dos três dias, serão abordados diversos temas, incluindo, entre outros, a importância dos processos de monitorização da aptidão física e da atividade física, a influência da aptidão física em várias funções cognitivas e no rendimento escolar e a interação do dispêndio energético da atividade física e a ingestão energética associada à alimentação.

É intuito desta iniciativa internacional promover, junto da comunidade científica e profissional, uma reflexão e discussão acerca do conhecimento mais recente envolvendo os fundamentos epidemiológicos e fisiológicos que justificam políticas públicas e práticas profissionais que enfatizem uma maior atenção ao desenvolvimento dos atributos da aptidão física e à atividade física para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Pretende-se também partilhar experiências de sucesso nos sistemas educativo e desportivo.

Estes temas são de utilidade relevante, entre outros, para professores de Educação Física, diretores de escola, treinadores envolvidos na formação desportiva e investigadores com interesse nos âmbitos da epidemiologia e fisiologia da aptidão física, da atividade física e do crescimento das crianças.

A cerimónia de abertura contará com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude. As intervenções científicas estarão a cargo de investigadores de Portugal, Estados Unidos da América, Suécia, Grã-Bretanha, Dinamarca, Hungria, Espanha, França e Noruega.

Consulte o programa completo do evento AQUI.

Efetue a sua inscrição AQUI.

Mais informações sobre a iniciativa, consulte a seguinte página AQUI