VI Encontro JOÃO DOS SANTOS - Quando o Movimento, a Arte e a Educação se cruzam… a Saúde Mental acontece

26 de outubro de 2018 realiza-se o VI Encontro, dia na Faculdade de Motricidade Humana, com o título “JOÃO DOS SANTOS - Quando o Movimento, a Arte e a Educação se cruzam… a Saúde Mental acontece.

O Centro Doutor João dos Santos, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), é um serviço especializado no apoio a crianças em risco e famílias com crianças em risco. As crianças apoiadas situam-se na faixa etária entre os 5 e os 12 anos. São crianças que embora inteligentes, apresentam dificuldades importantes no plano da integração social e escolar, por problemáticas do foro emocional e comportamental de risco de origem individual, familiar ou social, suscetíveis de poder evoluir para quadros psicopatológicos graves.

Como Instituição Particular de Solidariedade Social, desde 1992, deu continuidade à Casa da Praia fundada em 1975 por João dos Santos, médico, psicanalista e pedagogo. Prossegue um modelo de específico de intervenção, por si proposto para o apoio a crianças dentro do perfil apontado e que designou por Pedagogia Terapêutica.  É uma resposta que, pela sua singularidade e pioneirismo, é única em Portugal e tem sido publicamente reconhecida ao longo dos últimos 40 anos.
O trabalho é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar especializada: educadores, professores, psicólogos, psicomotricistas e técnico de serviço social, com supervisão de médico pedopsiquiatra.

A resposta prestada por esta Instituição resulta numa interface de intervenções especializadas no plano familiar, social, psicopedagógico e terapêutico, de forma articulada com outros serviços da comunidade.

Os pedidos sinalizados à Casa da Praia provêm, na sua maioria, das escolas e jardins de infância das freguesias de Alcântara, Ajuda e Belém, bem como da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Equipas de Apoio ao Tribunal de Lisboa (EATL), serviços de saúde, entre outros.

O Centro Doutor João dos Santos (IPSS) mereceu, desde a sua criação, o apoio do Instituto Solidariedade e Segurança Social, do Ministério da Educação e da Câmara Municipal de Lisboa.

BIOGRAFIA DO DOUTOR JOÃO DOS SANTOS (1913-1987)

Médico, psiquiatra, psicanalista e pedagogo, pioneiro da moderna saúde mental infantil e juvenil em Portugal.

Iniciou a sua carreira profissional como professor de Educação Física formado no antigo INEF (atual FMH).

Licenciou-se em Medicina, especializando-se em psiquiatria, tendo trabalhado sobretudo na área da infância e adolescência. Entre 1965 e 1982 foi Diretor do Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa.

Por razões políticas, esteve em Paris (1947-50) onde trabalhou com cientistas de renome e iniciou a sua formação em Psicanálise, que posteriormente implementou em Portugal.

Fundou diversas instituições de apoio a crianças com necessidades educativas especiais.

Foi professor na Escola Nacional de Saúde Pública e Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa. Em 1985 a Faculdade de Motricidade Humana atribuiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa.

Publicou diversos livros que se mantêm como referências na saúde mental da infância e adolescência.

Em 1975 fundou a CASA DA PRAIA, onde até hoje se pratica a Pedagogia Terapêutica, modelo inovador que criou para intervir junto de crianças com dificuldades de aprendizagem. Foi publicada em 2018 uma 5ª edição do seu último livro “A Casa da Praia – O Psicanalista na Escola”.

Poderá ser consultada mais informação em: www.casadapraia.org.pt.