Workshops na FMH vão divulgar a importância da Psicomotricidade

Divulgar as diferentes fases da vida em que um Psicomotricista pode intervir e revelar a importância do seu papel e trabalho é o principal objetivo de um conjunto de workshops que irão decorrer, no mês de outubro, na Faculdade de Motricidade Humana. No total, serão realizados, no Ginásio Leal de Oliveira, quatro workshops com temáticas diversas e complementares.

O primeiro seminário, com o tema "A Psicomotricidade na 3ª e na 4ª idade: Gerontopsicomotricidade", decorre já no dia 1 de outubro, das 18h00 às 19h00. Neste dia, no qual se celebra o Dia da Pessoa Idosa, pretende-se desafiar os participantes a refletir sobre o modo como aspetos cognitivos, psicomotores e emocionais se relacionam e sobre a forma como o Psicomotricista pode começar, em sessão, a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Como age o corpo envelhecido quando quer fazer, mas já não faz o mesmo? Como se lida com a velocidade do mundo, quando o cérebro tem um novo ritmo? Como se estabelece relação com alguém que se esquece de nós? Serão algumas das questões lançadas nesta sessão e às quais se pretende responder com atividades teóticas e práticas.

"A Psicomotricidade na Gestão do Stress" será o tema do segundo workshop, marcado para 9 de outubro; "A Psicomotricidade e as Funções Executivas na Idade Escolar" será o assunto abordado no terceiro workshop, agendado para 18 de outubro. O último workshop decorrerá a 23 de outubro e terá como foco "A Psicomotricidade em Idade Pré Escolar".

A participação, aberta à comunidade académica, é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. No final, os participantes receberão um certificado de participação.

Esta iniciativa enquadra-se nas comemorações do III Dia Europeu da Psicomotricidade, que se assinalou a 19 de setembro, na Faculdade de Motricidade Humana. Estudantes, profissionais e professores celebraram a data com um picnic de convívio.

O Dia Europeu da Psicomotricidade pretende, entre outros aspetos, promover a visibilidade e a importância da Psicomotricidade, a nível europeu. A iniciativa é organizada pelo Fórum Europeu da Psicomotricidade, do qual a Faculdade de Motricidade Humana é entidade-membro.

Para mais informações e para efetuar a sua inscrição, aceda AQUI