Bolsas|Prémios|Concursos

Apoio especial Gender Research for Covid 19

A FCT informa que está aberto o período de apresentação de propostas para o apoio especial Gender Research for Covid 19, desenvolvido em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). As candidaturas decorrem até às 17h (hora de Lisboa) de 2 de junho de 2020.

Este apoio visa financiar projetos de investigação e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento sobre os impactos da Covid-19 nas desigualdades de género e na violência contra as mulheres e violência doméstica.

Os projetos propostos devem seguir três linhas de Investigação e desenvolvimento (I&D):

• Linha 1 - Género e mercado de trabalho durante e no período pós crise Covid-19
  • Linha 2 - Covid-19, quotidianos, estereótipos e papéis de género
  • Linha 3 - Covid-19 e violência contra as mulheres e violência doméstica

Esta linha de financiamento tem prevista uma dotação orçamental de 500 mil euros, sendo que existem duas tipologias de projetos: os projetos de concretização rápida, com o máximo de 4 meses para desenvolvimento e um apoio máximo por projeto de 20 mil euros; e os projetos de análise longitudinal, com o máximo de 10 meses para desenvolvimento e um apoio por projeto de 40 mil euros.

O apoio é destinado a Instituições do ensino superior e seus institutos, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria.

Comité de Gestão destas novas Ações COST

A COST tem como missão apoiar a criação de redes de cooperação transnacional entre investigadores em toda a Europa, para que de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. Estas redes, denominadas COST Actions, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico e a capacitação dos seus participantes. Portugal é caso de sucesso na COST, da qual  mais de 1.000 investigadores nacionais beneficiam atualmente, participando em mais de 95% das Ações ativas.

Até ao dia 30 de junho de 2020 estão a ser recolhidas manifestações de interesse para integrar o Comité de Gestão destas novas Ações COST.

Para obter informações sobre como proceder, consulte a página do site da FCT dedicada à COST (português ou inglês).

Bolsas António Coutinho

As Bolsas António Coutinho vêm reforçar o estímulo à diversidade na comunidade científica, promovendo estudantes, professores e jovens cientistas a impulsionar as suas carreiras nas áreas das ciências da vida, ciências da saúde ou ciências exatas.

Com foco na cooperação, capacitação e formação de cientistas, as Bolsas são dirigidas a candidatos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ou seus descendentes.

Candidaturas abertas até dia 30 de junho de 2020.

British Council Online English Courses

Propósito

Face à situação causada pelo COVID-19, a nossa prioridade é garantir a saúde de nossos estudantes e continuar a contribuir para os seus estudos. Por esse motivo, oferecemos, juntamente com o British Council, 5.000 bolsas de estudos em inglês para melhorar seu futuro profissional.

Destinatários

As bolsas concedidas destinam-se a candidatos com os seguintes requisitos:

• Estudantes e Diplomados do Ensino Superior com idade entre os 18 anos e 35 anos à data de inscrição.
  • Sejam nacionais ou residentes nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Espanha, Peru, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, EUA, Uruguai.

Características das Bolsas

Os cursos incluem vários níveis, de A1 a C1 (não há cursos no nível C2).

Bolsa inclui: matrícula.

Candidatura

30 Mar 2020 a 13 Abr 2020

Na plataforma de Bolsas Santander : www.bolsas-santander.com

O Programa

• Entidade: British Council
  • Local: On Line
  • Data: 3 meses.
  • Conteúdos: Em cada um dos níveis, o curso inclui 48 aulas com jogos e exercícios que fornecem aprendizagem equivalente a 2 horas de estudo por semana.

Condições e caraterísticas meramente ilustrativas. Não prescinde de consulta da convocatória por parte dos interessados no link: https://www.becas-santander.com/pt/program/online-britishcouncil na qual constam as informações que devem ser, para todos os efeitos, consideradas em vigor.