Bolsas|Prémios|Concursos

Programa de bolsas de estudo do Governo do Japão

• Licenciatura (2019-2024),
  • Pós-graduação, Mestrado e Doutoramento (2019-2021)

São elegíveis os candidatos de nacionalidade portuguesa nascidos entre 2 de abril de 1994 e 1 de abril de 2002, para cursos de Licenciatura, e a partir de 2 de abril de 1984, para cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutoramento, com as exceções previstas nos regulamentos anexos.

Em caso de dúvidas, os eventuais interessados poderão contactar o Sector Cultural da Embaixada do Japão em Portugal (através do telefone 213110560 ou do email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. )

As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 6 de julho de 2018, para cursos de Licenciatura, e 25 de junho de 2018, para cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutoramento, junto do Sector Cultural da Embaixada do Japão em Portugal:

Av. da Liberdade,
nº 245 – 6º
1269-033 Lisboa

Informação adicional e formulários de candidatura encontram-se disponíveis no seguinte portal: Bolsas de estudo do Governo do Japão.

Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades

Até 10 de julho estão abertas as candidaturas aos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Santander Universidades de estímulo à publicação de artigos científicos.

Estes Prémios, instituídos pela ULisboa em colaboração com o Banco Santander Totta, visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

Será atribuído um Prémio e até duas Menções Honrosas, nas seguintes áreas:

• Agronomia (incluindo Silvicultura e Tecnologia dos Alimentos);
  • Motricidade Humana (incluindo Reabilitação, Ciências do Desporto e Educação Física);
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial (Aviónica);
  • Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial (Aeronaves);
  • Engenharia do Ambiente e Energia.

As candidaturas devem ser feitas online no através da conta no FenixEdu da Reitoria da ULisboa

Caso não tenha conta no FenixEdu da Reitoria da ULisboa, clique aqui

Mais informações: ULisboa

4.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto

O Comité Olímpico de Portugal (COP) convida assim os autores portugueses a apresentarem os seus trabalhos de investigação, no sentido de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.

Temáticas a concurso em 2018, são:

• Fisiologia e Biomecânica do Desporto
  • Economia, Direito e Gestão do Desporto
  • História e Sociologia do Desporto

Os trabalhos candidatos deverão ser enviados, até 30 de setembro de 2018, para o endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Informações adicionais poderão ser obtidas no Portal PremiosCOP, através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou via telefone 213 617 260.

Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos

Até 10 de julho estão abertas as candidaturas aos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos de estímulo à publicação de artigos científicos.

Estes Prémios, instituídos pela ULisboa em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos, visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

O júri poderá atribuir um Prémio e até duas Menções Honrosas , nas seguintes áreas:

• Artes (Belas Artes, Multimédia, Artes Cénicas e do Espetáculo e Dança);
  • Arquitetura (incluindo Design, Design de Moda, Design Gráfico, Design de Equipamento e Arquitetura Paisagista);
  • Literaturas e Culturas (Estudos Literários e Estudos de Cultura);
  • Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação);
  • História e Filosofia (incluindo História e Filosofia das Ciências);
  • Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Etnologia, Demografia, Estudos de Género e Comunicação Social);
  • Psicologia;
  • Ciências da Educação;
  • Ciências Jurídicas e Ciência Política (Direito, Relações Internacionais e Administração Pública);
  • Economia e Gestão;
  • Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes);
  • Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia;
  • Química e Engenharia Química;