Bolsas|Prémios|Concursos

EIT Health - calls for proposals

As atividades do EIT Health estão centradas na promoção da inovação de cuidados de saúde, através de incentivo a empresas, do desenvolvimento de talentos e apoio a ideias inovadoras.

As três áreas de programa do EIT Health são “Accelerator”, para desenvolvimento de áreas negócios, “Campus”, para projetos na área da educação, e “Innovation” para o apoio de ideias inovadoras. No entanto os programas não funcionam separadamente, tendo, na verdade, sido desenhados com uma visão de complementaridade. Os graduados dos cursos do “Campus” podem encontrar apoio nos programas “Innovation”, bem como obter financiamento na ampliação de ideias, e levá-las ao mercado através do “Accecleator”.

Em conjunto os três programas da EIT Health oferecem uma ampla gama de atividades que apoiam a inovação na área de saúde, desde a ideia até a comercialização, o que acaba por disponibilizar essas inovações para os cidadãos europeus.

Saiba mais sobre os programas específicos, e as oportunidades de financiamento em EIT Health 2020 Business Plan

 

 

Concurso: Acredita Portugal 2018/19

O Concurso Montepio Acredita Portugal tem como objetivo premiar os melhores projetos e ajudar todos os portugueses a desenvolver as suas ideias empreendedoras. Não interessa se tem ou não formação prévia em empreendedorismo, o seu sexo ou a sua idade.

  • Tem ideia de negócio, mas não sabe como a levar à prática?
  • Já arrancou com a sua ideia, mas gostava de ter o feedback e apoio de especialistas para avançar?

As incrições são gratuitas e já se encontram abertas. Inscreva-se

Mais informações no site

Bolsas de Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL – 2018

A FCT informa que se encontram abertas as candidaturas a 20 Bolsas de Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL – 2018.

Este programa de estágios visa a formação avançada de jovens portugueses nas áreas científicas e tecnológicas nos domínios em que a competência do CERN, da ESA, do ESO e do EMBL é internacionalmente reconhecida. As áreas das oportunidades de estágios são diversificadas, vão desde as áreas da engenharia, ciências naturais e informática até às áreas da gestão, transferência de tecnologia e inovação, comunicação e direito.

Os Estágios Tecnológicos destinam-se a candidatos com grau académico de licenciatura ou superior, obtido há menos de 6 anos para o grau de licenciatura ou menos de 3 anos para o grau de doutor , e o número de vagas em cada instituição é a seguinte: CERN - 8, ESA - 8, ESO - 2 e EMBL - 2.

Estes estágios realizam-se ao abrigo dos Acordos vigentes entre a FCT e as quatro instituições internacionais de investigação, e têm como objetivo que os candidatos desenvolvam um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos para o aumento da competitividade das empresas portuguesas.

O prazo de apresentação de candidatura termina às 17h00 (hora de lisboa) do próximo dia 15 de novembro de 2018.

Mais informação:
Candidatura Bolsas para Estágios Tecnológicos no CERN | Listagem das Áreas de Formação dos Estágios
Candidatura Bolsas para Estágios Tecnológicos na ESA, ESO e EMBL | Listagem das Áreas de Formação dos Estágios

 

Programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica

No seguimento do lançamento dos Prémios Santa Casa Neurociências em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou, em 2015, o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Reforçando a sua aposta na área da investigação, este programa pretende contribuir ativa e diretamente para a melhoria das condições de vida dos doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e colaborar na busca de um caminho para a cura desta doença. Esta iniciativa de apoio à investigação evidencia, uma vez mais, o envolvimento direto da SCML nos projetos de investigação, através do financiamento e do estabelecimento de parcerias, bem como da atribuição de bolsas de investigação, no sentido de incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.

 


 

A ELA é uma doença neurológica degenerativa, progressiva, rara e sem cura, que se carateriza por provocar paralisia motora progressiva e irreversível.Com o objetivo de manter viva a esperança na construção de respostas mais eficazes no combate a esta doença, o programa promove e dinamiza a investigação científica fundamental ou clínica, de forma a incentivar contribuições significativas no âmbito da ELA, possibilitando novas estratégias na prevenção, tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

Embora surja no seguimento dos Prémios Santa Casa Neurociências, esta iniciativa apresenta algumas diferenças significativas e inovadoras na atuação da Santa Casa. Pela primeira vez, a Santa Casa não se apresenta apenas como entidade financiadora mas como parceira que afeta os seus bolseiros de investigação ao projeto vencedor. Claramente, esta é uma nova perspetiva que mostra o entendimento e importância que a Santa Casa confere ao recursos humanos preparados para investigação em tópicos específicos como sendo a melhor via para alcançar os objetivos pretendidos. Nesta iniciativa a Santa Casa apresenta-se como entidade financiadora e como parceira. Ao afetar bolseiros de investigação ao projeto vencedor, acaba por fomentar a formação avançada nesta área.

Concurso de bolsas de investigação: A SCML informa que, no âmbito do seu programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), decorre entre 15 de Outubro e 30 de Novembro de 2018, um concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação científica, financiada por fundos próprios, com o objetivo de incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.

 

Mais informações em: http://www.scml.pt/pt-PT/areas/educacao_e_inovacao/premios_santa_casa/#ela-uma-causa-de-todos

Erasmus Incoming