Mestrado em Resiliência na Educação

Faculdade de Motricidade Humana | Instituto de Educação

Duração oficial

Anos: 2      Semestres: 4      Créditos ECTS: 120

Objetivos
  • Analisar criticamente e avaliar as principais teorias e modelos de resiliência em crianças e adolescentes.
  • Identificar componentes dos contextos educativos que favorecem a promoção da resiliência dos alunos.
  • Analisar e adotar abordagens experienciais e colaborativas no ensino e aprendizagem da resiliência.
  • Identificar os fatores que influenciam a qualidade da implementação dos programas de promoção da resiliência.
  • Identificar e adotar estratégias para promover a resiliência dos profissionais ligados a contextos educativos.
  • Implementar, monitorizar e avaliar programas de resiliência em diferentes contextos educativos.
  • Identificar e adotar diferentes estratégias colaborativas com pais, cuidadores e outros profissionais na promoção da resiliência das crianças e jovens numa abordagem transdisciplinar.
  • Demonstrar conhecimento de metodologias quantitativas e qualitativas e códigos éticos de conduta aplicáveis a investigações centradas na promoção da resiliência.
Coordenação

Coordenadora
Professora Doutora Celeste Simões (FMH)

Coordenadores Adjuntos
Professora Doutora Ana Paula Lebre Melo (FMH)
Professor Doutor Feliciano Veiga
Professora Doutora Carolina Carvalho (IE)

Condições de Acesso

Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal ou titular de um grau académico superior estrangeiro ou detentor de currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, nos termos previstos no artigo 17.º do decreto-lei 74/2006 de 24 de março e alterações seguintes.

Limitações Quantitativas
  • Numerus clausus: 30
  • Número mínimo indispensável ao funcionamento do curso: 10
Áreas Científicas

Área científica predominante do ciclo de estudos: Educação

Áreas científicas em que se enquadram as Unidades Curriculares do Mestrado:

  • Psicologia e Comportamento Motor (FMH)
  • Pedagogia e Metodologias de Intervenção nas Atividades Motoras (FMH)
  • Matemática Aplicada e Estatística (FMH)
  • Currículo, Formação de Professores e Tecnologia (IE)
  • Políticas de Educação e Formação (IE)
Saídas Profissionais

O curso não representa uma área profissionalizante específica, contudo pretende desenvolver competências em profissionais que atuam em contextos educativos, tais como professores, educadores, psicólogos, técnicos superiores de educação e reabilitação, entre outros, que permitam uma melhor abordagem e resposta às necessidades socioemocionais dos alunos.

Acesso a nível superior de estudos

O presente ciclo de estudos dá acesso ao 3.º ciclo de Estudos em Educação.

Propinas

Informação disponibilizada em breve

Normas e Regulamentos

O curso rege-se pelo Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa e Regulamento de Estudos de Mestrados da Faculdade de Motricidade Humana.

Legislação

Erasmus Incoming