Instituto de Etnomusicologia - Pólo da FMH (INET-MD)

Centro de Estudos em Música e Dança

Webpage:http://www.fcsh.unl.pt/inet/
Missão

O INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança é uma unidade de investigação multidisciplinar e poli-nucleada. A natureza poli-nucleada do INET-MD traduz-se na constituição de pólos em diferentes Instituições do Ensino Superior: FCSH da UNL (sede), Universidade de Aveiro e FMH da UL. O INET-MD, no seu conjunto, inscreve na sua missão o desenvolvimento de investigação multidisciplinar sobre música e dança a partir de diferentes perspectivas, tais como as da etnomusicologia, musicologia, história, estudos culturais, estudos de música popular, etnocoreologia, educação, composição, estudos analíticos da música, iconografia e estudos em performance.

Direção

O cargo de Presidente do INET-MD, eleito por períodos de três anos, é assegurado presentemente pela Professora Catedrática da FCSH da UNL Salwa El-Shawan Castelo-Branco.

Para o bom funcionamento do Instituto funciona um Conselho Directivo constituído pelos representantes eleitos trienalmente pelos Doutores integrados de cada um dos pólos que constituem o INET-MD. Assim, presentemente, integra a direção, enquanto representante do pólo da FMH, o Professor Daniel Tércio. A Professora Luísa Roubaud coadjuva a coordenaçao do pólo e bem assim a linha de investigação em etnocoreologia e estudos culturais em dança.

Programa de investigação

O programa de investigação desenvolvido no pólo do INET-MD na FMH compreende investigação de terreno bem como em arquivos sobre música e dança, focando e problematizando processos e domínios de estudo, tais como música e dança tradicionais, populares, eruditas, contemporâneas, jazz, música e dança de comunidades migrantes, indústrias culturais, tecnologias e media. Este programa inclui o estímulo à criação musical e coreográfica como resultado da investigação e a promoção de pesquisa em áreas emergentes associadas às perspectivas integradas da investigação em artes performativas. A linha de investigação focada no pólo é identificada no âmbito da etnocoreologia e dos estudos culturais em dança.

Coordenadores:
Doutores colaboradores:
  • Maria João Alves (FMH-ULisboa)
  • Adriana Gehres (Inst Piaget, Viseu)
  • Barbara Alge (Áustria)
Projetos de investigação

Research Exchange

• Bi-lateral project between INET-md branch FMH and Univ. Sophia Antipolis, Nice: Pessoa project 227433D
  • Études en Danse Européennes in Progress: Methodologies et Interdisciplinarités. Coordenação: Daniel Tércio. Financiamento em 2011: 2.500,00 €

International Gathering

• International Seminar “Descovering Dance / Discovering through Dance” (SIDD). Coordenação: Elisabete Monteiro. Financiamento: 8.000,00 € (Finalizado em 2012)
Projetos de extensão à comunidade

Artistic project
Choreographic project for young people: “Asas e bartanas“
Autores: Maria Franco (Companhia de Dança de Almada); Ana Macara.
Financiamento: 10.000,00 € Euros (Janeiro-Junho 2011)