Centro de Estudos de Educação Especial

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.
Missão

O Centro de Estudos de Educação Especial, criado em 2009 de acordo com o novo regime jurídico do ensino superior universitário, tem por missão, 1) a Investigação das Perturbações do Desenvolvimento Humano (intelectuais, motoras, sensoriais, emocionais, comportamentais e da aprendizagem) nos diferentes contextos, pessoal, familiar, escolar e social, e 2) a Formação Especializada de Professores no domínio da Educação Especial. No seu historial na FMH conta com um forte investimento na formação graduada e pós-graduada: Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação de 1990 a 2003 , Mestrado em Educação Especial desde 1995 até ao presente, e Doutoramento na Especialidade de Educação Especial na área Científica de Ciências da Educação, de 2010 em diante. Contabiliza no domínio nacional com um acervo bibliográfico específico com cerca de 25 teses de Doutoramento e 100 dissertações de Mestrado.

Direção
Programa de investigação

Perturbações do Desenvolvimento

Estudo das variáveis descritivas caracterizadoras de diferentes perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem e seu impacto nos contextos educativo, familiar e social:

• Conhecimento, perceção e atitudes face às perturbações do desenvolvimento
  • Fenótipos comportamentais e auto-perceção da qualidade de vida em pessoas com perturbações do desenvolvimento

Avaliação

Conceção, adaptação e validação de instrumentos de avaliação das perturbações do desenvolvimento para a população portuguesa:

• Tradução, adaptação, estudo das propriedades métricas e estandardização de instrumentos de avaliação das perturbações do desenvolvimento (questionários, escalas)

Modelos e programas de Intervenção

Avaliação do impacto de diferentes programas de intervenção para as perturbações do desenvolvimento (pessoa/família e escola):

• Programas de intervenção familiar nas Perturbações do Desenvolvimento e Saúde Mental Infantil
  • Programas de intervenção escolar nas Perturbações do Desenvolvimento

Colaboradores Doutorados

• Amélia Martins (FPCE – U. Porto)
  • Sandrina Esteves (FMH-ULisboa)

Doutorandos

• Carla Almeida
  • Susana Silva
  • Cristina Simões
  • Pedro Viegas
  • Manuela Bento
  • Emília Baliza (IE- ULisboa)

Projetos de investigação
  • Conhecimento, percepção e atitudes dos professores face a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção – uma realidade nacional. Projecto PTDC/CED/66225/2006 financiado pela FCT.
  • Estudo de adaptação e validação do Questionários “KADDS- Knowledge of Attention Deficit Disorder” para a população portuguesa. projecto PTDC/CED/66225/2006 financiado pela FCT.
  • “De Pais para Filhos” Projecto de formação parental do centro Doutor João dos Santos - A Casa da Praia. Financiado pela F. C. Gulbenkian. 2008-2011.
  • Supervisão das práticas inclusivas em Jardim de infância. Financiado pela CM Cascais.
Projetos de extensão à comunidade
  • Título: “Universidade, Escola e Família”.
  • Objetivo: Formação/ Sensibilização de Professores, Educadores e Pais.
  • Parceiros: Agrupamentos de Escolas de Oeiras e de Carnaxide/Linda-a-Velha.
  • Duração: Anual
  • Frequência: Ações de Formação (3horas/mês)
  • Produtos: Relatórios
  • Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian 2012 (5.000 euros); 2013 (estimativa 10.000 euros)