Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

Webpage: http://aventurasocial.com
Missão


logo aventurasocial

O Centro de Estudos de Educação e Promoção da Saúde enquadra-se no âmbito do conceito de Promoção da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS, 1986, 2005) que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para melhorarem a sua saúde, destacando-a como conceito positivo e determinante da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.

O presente Centro surge na continuidade da investigação e intervenção desenvolvida no âmbito do projecto Aventura Social desde 1987, do mestrado e do doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde, bem como de iniciativas de investigação-ação desenvolvidas na comunidade

Coordenação
Programa de investigação

- Principais linhas de investigação

  • Comportamentos relacionados com a saúde
  • Programas de promoção e educação para a saúde

As linhas de investigação desenvolvidas situam-se ao nível de estudos de carácter epidemiológico dos comportamentos relacionados com a saúde bem como dos modelos compreensivos dos fatores associados, com incidência em diversos grupos populacionais. Estas linhas também têm tido expressão no desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de intervenção, universais e seletivos, envolvendo estratégias centradas no indivíduo ou comunidades, em diversos grupos populacionais.

Do vasto conjunto de estudos e acções desenvolvidas, alguns dos quais foram considerados pela Mental Health Europe, como “Boas Práticas” em matéria de intervenção com crianças e adolescentes, salientam-se os seguintes (mais informação sobre os projectos, colaboradores e universidades associadas em http://aventurasocial.com):

 

  • O estudo da rede Europeia Health Behaviour in School Aged Children – HBSC/Organização Mundial de Saúde) desde 1996; www.hbsc.org
  • O projeto Dream Teens: a “voz” dos jovens em discurso directo desde 2014; www.dreamteens.aventurasocial.com/
  • Dissertações de mestrado e doutoramento elaboradas no âmbito do mestrado e doutoramento em Ciências da Educação;
  • Estudos colaborativos com diversas entidades de formação superior internacionais e nacionais.

 

- Fontes de Financiamento

Destacam-se como fontes de financiamento as seguintes entidades:

  • 6º Programa Quadro – EU
  • 7º Programa Quadro – UE
  • Coordenação Nacional da Infecção VIH
  • Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências(SICAD)
  • EEA Grants
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Ministério da Educação/ DGIDC (DGE)
  • Ministério da Saúde/ ACS/ SES/ DGS
  • Programa Leonardo Da Vinci – UE
  • Programas Tempest e RICHE – UE, FCT/MCES
  • Fundos de investigação e bolsas de doutoramento FCT e ULisboa

- Colaboração com agências governamentais e administração local

Destaca-se as colaborações com as seguintes entidades:

  • Autarquias locais
  • Coordenação Nacional da Infecção VIH
  • Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD)
  • Ministério da Ciência e Tecnologia
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Justiça
  • Ministério da Saúde
  • Presidência do Conselho de Ministros

- Publicações

  • Matos, M. G., Santos, T., Reis, M., & Marques, A. (2018). Positive youth development: interactions between healthy lifestyle behaviours and psychosocial variables. Global Journal of Health Science, 10(4), 68-76. DOI: 10.5539/gjhs.v10n4p68
  • Marques, A., Peralta, M., Naia, A., Loureiro, N., & Matos, M. G. (2018). Prevalence of adult overweight and obesity in 20 European countries, 2014. European Journal of Public Health, 28(2), 295-300. DOI: 10.1093/eurpub/ckx143
  • Matos, M.G., Camacho, I., Reis, M., Tomé, G., Branquinho, C. & Ramiro, L. (2017). Is truth in the eyes of the beholder? Or are Portuguese schools, as viewed by Portuguese pupils, mismatching with what the educational system offers? Vulnerable Children and Youth Studies, 1-11. DOI: 10.1080/17450128.2017.1363447
  • Simões, C., Branquinho, C., Santos, A. & Matos, M.G. (2017). Motives to use alcohol among adolescents according to their neighbourhood characteristics, gender, age, and drinking patterns. Journal of Substance Use, 1-6. Doi: 10.1080/14659891.2017.1348550
  • Marques, A., Santos, T., Martins, J., Matos, M. G., & González Valeiro, M. (2017). The association between physical activity and chronic diseases in European adults. European Journal of Sport Science, 18(1), 140-149. DOI: 10.1080/17461391.2017.1400109

As publicações encontram-se disponíveis para consulta aqui.

Investigadores

Docentes

  • Margarida Gaspar de Matos,
    Licenciada em Psicologia, Mestre (MEd) em Psicologia, Psicoterapeuta pela Universidade Claude Bernard,  Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de EER, Agregação em Saúde Internacional, Professora catedrática
  • José Alves Diniz,
    Licenciado em Educação Física, Mestre em Ciências da Educação, Doutorado em Ciências da Educação, Agregação em Ciências da Educação, Professor catedrático
  • Celeste Simões,
    Licenciada em EER, Mestre em Psicologia (Social), Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de EER, Professora auxiliar, Agregação em Ciências da Educação
  • Paula Lebre,
    Licenciada em Educação Física, Mestre em EE, Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de EER, Professora auxiliar
  • Carlos Ferreira,
    Licenciado em Educação Física, Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Métodos Matemáticos, Professor auxiliar
  • Adilson Marques,
    Licenciado em Educação Física, Doutorado em Ciências da Educação especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação, Professor auxiliar

Colaboradores Doutorados:

  • António Borges
  • Inês Camacho
  • Isabel Baptista
  • Gina Tomé
  • Jaqueline Cruz
  • Lúcia Canha
  • Lúcia Ramiro
  • Lurdes Serrabulho
  • Marta Moreno
  • Marta Reis
  • Nuno Loureiro
  • Tânia Gaspar
  • Teresa Santos

Investigadores Pós Doutorandos (Bolseiros FCT):

Orientação Margarida Gaspar de Matos:

  • Gina Tomé
  • Marta Reis
  • Ines Camacho
  • Teresa Santos
  • Thomas Bahrens
  • Cátia Magalhães

Orientação Celeste Simões:

  • Lucia Canha
  • Ricardo Catunda

Doutorandos:

Orientação Margarida Gaspar de Matos:

  • Cátia Branquinho
  • Susana Maria da Silva Gaspar

Orientação Celeste Simões:

  • Eunice Freitas
  • Paulo Gomes
  • Sandra Rebolo
  • Cristiana Furtado
  • Anabela Santos

Orientação Adilson Marques:

  • Miguel Peralta
  • Francisca Góis
  • Cristiano Sousa

Investigadora Responsável – Margarida Gaspar de Matos

Estudos em Curso

  • Health Behaviour In School Aged Children/ WHO (HBSC/ OMS)
    www.hbsc.org/
    Objectivos - Estudo dos comportamento de saúde em jovens idade escolar em Portugal Continental, desde 1996 (estudo piloto) e a cada 4 anos a partir de 1998. (ACS/ CNVIHSida-DG de fundos em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – José Alves Diniz, Celeste Simões, Carlos Ferreira, Adilson Marques, Gina Tomé, Marta Reis (investigadores da equipa nacional em www.hbsc.org)

  • Dream Teens: a “voz dos jovens em discurso directo” ( http://dreamteens.aventurasocial.com/ )

Objectivos - Promoção da “voz” dos jovens nos comportamentos de saúde, bem-estar e cidadania ativa. (Fundação Calouste Gulbenkian) (investigadores associados Cátia Branquinho)

  • ES’COOL - Formação de professores na área da promoção da saúde mental (http://escool.pt/index.php/pt/)
    Objetivos - Promoção da saúde mental dos adolescentes através da formação de professores e outros profissionais de educação. Propõe o desenvolvimento da literacia nesta área e um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar. (EEA Grants)
    Docentes FMH Participantes : Gina Tomé (investigadores associados Paulo Gomes, Inês Camacho)
  • HBSC/ JUnP - Comportamentos de Saúde dos Jovens Universitários Portugueses
    Objetivos - Descrever e caracterizar um conjunto de comportamentos de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos jovens universitários Portugueses. Identificar comportamentos comprometedores da saúde e qualidade de vida dos jovens e  implementar um programa de promoção de saúde e prevenção dos riscos em contexto universitário. (FCT)
    Docentes FMH Participantes: Marta Reis
  • MOCHA - Indicadores pediátricos na Europa (H2020)
    Docentes FMH Participantes : Adilson Marques (investigadores associados Tania Gaspar; Teresa Santos, co-PI Maria do Céu Machado)
  • BePositive - PYD - Rede mundial do Positive Youth Development
    Objetivos - Descrever e caracterizar um conjunto de comportamentos de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos adolescentes e jovens.

    Docentes FMH Participantes: Adilson Marques (investigador associados Teresa Santos, Marta Reis)
  • Vida sem SIDA (Gilead) - Prevenção do VIH
    Docentes FMH Participantes: Marta Reis (investigador associado Lúcia Ramiro, Tania Gaspar)
  • Surf salva CAMP (2016)
    O projeto Surf Salva Camp 2016 foi desenvolvido pela Pensamento Vivo – Associação Portuguesa de Pedagogia e Saúde Mental em parceria com o LIDL e o Instituto de Socorro a Náufragos. O seu principal objetivo foi utilizar o surf como ferramenta de promoção da saúde-mental e bem-estar em crianças e jovens em risco de exclusão social. (Investigadores associados Anabela Santos, Cristiana Fauvelet)
  • Tertúlias de Supervisão: FMH Saudável e Gabinete de Apoio Psicológico ao Aluno GAP/FMH/ ULisboa (mensal na FMH)
    (Docentes da FMH participantes: Celeste Simões, Paula Lebre, Gina Tomé, Marta Reis; grupo de supervisão: Teresa Santos,Diana Frasquilho, Paulo Gomes, Cátia Branquinho, Tania Gaspar, Inês Camacho, Jaqueline Cruz, estagiários da Aventura Social Associação)

Concluídos

·A saúde sexual e reprodutiva dos estudantes universitários (HBSC/ SSREU)
Objectivos - Estudo dos comportamentos de saúde sexual e reprodutiva em jovens universitários em Portugal Continental, realizado pela primeira vez em 2010 (fundos ACS/ CNVIHSida-Direcções-Gerais em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada) -
Docentes FMH Participantes – Marta Reis, José Alves Diniz, Celeste Simões, Carlos Ferreira, Gina Tomé, Adilson Marques (Coordenação executiva Marta Reis)

  • DICE - Drama Improves Lisbon Key Competences in Education at CED (www.dramanetwork.eu)
    Objectivos – Avaliação da utilização do drama em intervenções comunitárias, promoção da saúde, com crianças e adolescentes (6.º Programa Quadro – em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada) – Concluído
    Docentes FMH Participantes – Paula Lebre, Celeste Simões, Gina Tomé, Marta Reis (Coordenação executiva Tania Gaspar)
  • A Sexualidade dos jovens Portugueses (HBSC/ OSYS)
    Objectivos - Estudo dos comportamentos relativos à sexualidade em jovens portugueses entre os 13 e os 21 anos, realizado pela primeira vez em 2011 (fundos ACS/ CNVIHSida-DG SAPO-saúde em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – José Alves Diniz, Celeste Simões, Carlos Ferreira, Gina Tomé, Marta Reis, Adilson Marques (Coordenação executiva Lúcia Ramiro)
  • RICHE - Putting Together Practices in the Area of Mental Health With Children And Adolescents - Rede Internacional
    Objectivos - Plataforma Europeia que visa a junção de todos os recursos na área da saúde de crianças e a definição de roteiros para o futuro (7.º Programa Quadro – em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – Celeste Simões, Gina Tomé (Coordenação executiva, Teresa Santos, Gina Tomé)
  • TEMPEST – Help Youths Building Self-Regulatory Competences to Resist Environmental Temptations (http://tempestproject.eu)
    Objectivos - Estudo dos processos auto-regulatórios e educação do consumidor na área da saúde dos adolescentes (7.º Programa Quadro – em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – Celeste Simões, José Alves Diniz (Coordenação executiva Tania Gaspar)
  • Kidscreen - Health Related Quality Of Life In Children - An EC Cross Sectional, Multi-Cultural Study (http://www.kidscreen.org/)Objectivos - Avaliação da qualidade de vida em crianças com enfoque especial nas crianças com doenças crónicas e deficiência (fundos ACS/ CNVIHSida-DG & SAPO-saúde em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – José Alves Diniz, Celeste Simões (Coordenação executiva Tania Gaspar)
  • Youths Sexual Violence - Putting together practices in the area of violence and Sexual Violence with children and adolescents - Rede Internacional
    Objectivos - Plataforma europeia que reuniu, todos os recursos na área da violência sexual entre jovens e a definição de roteiros para o futuro (7.º Programa Quadro – em colaboração com CMDTla/ UNL e Universidade Lusíada)
    Docentes FMH Participantes – Celeste Simões, Marta Reis (Coordenação executiva Marta Reis, Lúcia Ramiro)

Investigador Responsável – Paula Lebre

  • Peer Education – Pan European (PEPE) (2009 – 2011)
    Objectivos – Treino de mentores como educadores de pares para promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais – (Financiamento EU – Leonardo Da Vinci) - Concluído
    Docentes FMH Participantes – Margarida Gaspar de Matos, Celeste Simões

Investigador Responsável – Celeste Simões

  • RESCUR - A Resilience Curriculum for Early and Primary Schools in Europe
    Objectivos – Promoção da resiliência, através do desenvolvimento de um currículo e avaliação da sua implementação, como estratégia para a promoção do sucesso escolar e da saúde mental (Financiamento: EU Lifelong Learning Programme) – Início Outubro 2012, concluído
    Docentes FMH Participantes –Paula Lebre, Margarida Gaspar de Matos (investigador associado Anabela Santos)

Projetos

  • ENRETE Enhancing Resilience Through Teacher Education, Erasmus+ Programme Key Action 2: Strategic Partnerships (2016-2018)
  • Desenvolvimento de um mestrado europeu em resiliência nas escolas, com especial destaque para a formação de professores na área da promoção da resiliência em crianças vulneráveis no ensino básico.
  • RESCUR em Ação, Integra, Ciência Viva (2016-2018)
  • Avaliação do impacto da implementação do Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR) ao longo de dois anos letivos em dois concelhos da área da Grande Lisboa

Projetos de extensão à comunidade

FMH Saudável e Gabinete de Apoio Psicológico ao Aluno GAP/ FMH/ ULisboa

O projecto FMH Saudável propõe três níveis de medidas capazes de ajudar os alunos em função dos seus diferentes percursos e tipologia de problemas:

  • Na FMH - medidas de prevenção universal através de acções de informação e medidas de prevenção selectiva através da criação de um grupo de voluntários em cada escola, para a organização de grupos de reflexão e apoio em função das dificuldades detetadas em matéria de saúde;
  • Gabinete de Apoio Psicológico ao Aluno (GAP) funciona na FMH como o espaço de apoio regular e acessível aos estudantes.

Equipa Atendimento Terapêutico - GAP/ FMH

  • Prof.ª Dr.ª Margarida Gaspar de Matos, psicóloga, psicoterapeuta, coordenação científica, e supervisão científica e psicoterapêutica da equipa
  • Prof.ª Dr.ª Tânia Gaspar, psicóloga, consulta de crianças
  • Prof.ª Dr.ª Inês Camacho, psicóloga, consulta de intervenção familiar
  • Prof.ª Dr.ª Gina Tomé, psicóloga, consulta de orientação vocacional
  • Prof.ª Dr.ª Marta Reis, psicóloga, consulta de sexologia
  • Prof.ª Dr.ª Teresa Santos, psicóloga, consulta de psicossomática
  • Dr.ª Cátia Branquinho psicóloga, consulta de dependências
  • Dr.ª Paulo Gomes, psicólogo, consulta de psicologia positiva

Erasmus Incoming