Promoção da Atividade Física na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo de Escolaridade

Coordenador do Curso

Professor Doutor Marcos Teixeira de Abreu Soares Onofre

Coordenador Adjunto

Professor Doutor João Filipe da Silva Figueira Martins

Duração Oficial

Créditos ECTS: 30

Apresentação do Curso

É reconhecida a carência de oferta curricular e extra-curricular de aprendizagem e desenvolvimento da atividade física (AF) nos primeiros anos de escolaridade. Porém, a área da educação física (EF) integra as orientações programáticas nos níveis de educação pré-escolar e 1.º ciclo. Além disso, na escola encontramos outras dimensões de atividade com um enorme potencial para a aprendizagem e desenvolvimento da AF (e.g. aprendizagens ativas, recreios ativos, mobilidade ativa).

Estas carências detetadas na promoção da AF nestes níveis de ensino contrastam com as evidências que sustentam a necessidade de prevenir/diminuir a obesidade e a inatividade física. Hoje estão criadas condições que podem ajudar a ultrapassar as dificuldades associadas à formação dos professores, como por exemplo a implementação da real coadjuvação dos professores e educadores.

Objetivos
  • Identificar e justificar a “Abordagem Global da Atividade Física na Escola”, destacando os diferentes processos que a integram, nomedamente a Educação Física
  • Identificar e justificar os processos da aprendizagem e desenvolvimento motor (literacia física) nos primeiros níveis de escolaridade
  • Identificar e justificar os contributos da atividade física para o desenvolvimento geral e académico dos alunos (físico, cognitivo, emocional e social)
  • Identificar e utilizar as orientações curriculares para a Educação Física (programa e aprendizagens essenciais)
  • Identificar e utilizar os procedimentos de supervisão pedagógica inerentes aos processos de coadjuvação
  • Cooperar nos processos de coadjuvação para o planeamento, intervenção pedagógica e avaliação da Educação Física, atividades de complemento curricular, promoção de aprendizagens, recreios e mobilidade ativos
Horário de Funcionamento do Curso

O curso terá início a 07 de novembro de 2022 e finalizará a 17 de março de 2023

• Segundas, quartas e sextas-feiras: 17h00 às 20h00 (regime presencial)
  • Terças e quintas-feiras: 17h00 às 20h00 (regime online)
Destinatarios

Professores e Educadores com Licenciatura ou Mestrado em Ensino; Técnicos das Atividades de Enriquecimento Curricular; Licenciados em Ciências do Desporto ou em áreas afins; Assistentes operacionais. Graduados com o Ensino Secundário, Diretores de Agrupamento/Escola; Técnicos de Desporto dos Municípios.

Duração do Curso

O curso tem um total de 30 ECTS, que perfaz 150 horas de aulas (90 horas de aulas presenciais e 60 horas de aulas à distância e ensino tutorial).

Propinas

Valor total: 500,00€

Descrição do curso

Para descarregar o folheto com a informação relativa ao curso carregue aqui.

Quando, onde e como posso fazer a candidatura?

As candidaturas realizam-se on-line até dia 9 de setembro de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível.

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt) deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos necessários para completar a candidatura

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

• Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 16.30h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .