Desporto Adaptado

Coordenador do Curso

Professor Doutor António Fernando Boleto Rosado

Coordenador Adjunto

Professor Doutor Nuno Miguel da Silva Januário

Duração Oficial

Créditos ECTS: 20

Apresentação do Curso

O curso de Pós-Graduação em "Desporto Adaptado" é promovido pela Faculdade de Motricidade Humana em parceria com o Comité Paralímpico de Portugal.

A intervenção com esta população (atletas com deficiência) será uma mais-valia no que respeita à qualidade de vida dessas pessoas, potenciando o desenvolvimento de soluções que permitam a atenuação das desvantagens provocadas pelas deficiências. Verifica-se, ainda, que muitas federações desportivas não têm recursos humanos para implementar programas neste domínio.

Por outro lado, a FMH, numa política de extensão à comunidade e numa lógica de aproveitamento de sinergias com parceiros estratégicos da área do Desporto (neste caso, o CPP), pretende ter uma participação ativa neste processo, através da formação ministrada na Pós-Graduação em Desporto Adaptado.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em “Desporto Adaptado” pretende contribuir para a valorização de um desempenho profissional adequado neste âmbito, contribuindo para a formação integrada de profissionais que trabalham nos diferentes contextos de intervenção do Desporto Adaptado.

Os objetivos do curso são os seguintes:

  • Promover saberes teóricos e práticos, aprofundando áreas multidisciplinares relacionadas com o processo de treino de atletas com deficiência
  • Desenvolver o conhecimento nestas áreas ao nível pós-graduado, com o rigor técnico e científico e com relevância para as diversas práticas profissionais
  • Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre processos pedagógicos e metodológicos do treino, em atletas com deficiência
  • Delinear e desenvolver projetos de intervenção nesta área específica
  • Promover as relações e parcerias com instituições nacionais e internacionais que promovem linhas de pesquisa e desenvolvem políticas de intervenção na área do Desporto Adaptado
  • Contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de ação, com vista ao melhoramento da qualidade de vida dos atletas com deficiência, ultrapassando as barreiras sociais existentes na Sociedade
Horário de Funcionamento do Curso

O curso terá início a 15 de dezembro 2022 e finalizará a 1 de abril de 2023

  • Sextas-feiras: tarde/noite
  • Sábados: manhã/tarde
Destinatários

Treinadores, técnicos e profissionais que trabalham ou que pretendam vir a trabalhar com atletas portadores de deficiência, bem como profissionais de Educação Física e Desporto e licenciados com interesse na área de formação deste curso.

Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, que perfaz 100 horas de aulas (60 horas de aulas presenciais e 40 horas de aulas à distância e ensino tutorial)

Propinas

Valor total: 850,00€

Descrição do curso

Para descarregar o folheto com a informação relativa ao curso carregue aqui.

Quando, onde e como posso fazer a candidatura?

As candidaturas realizam-se on-line até dia 10 de setembro de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível.

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt) deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos necessários para completar a candidatura

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 16.30h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Erasmus Incoming