Literacia Física, Cidadania Ambiental e Sustentabilidade

Duração oficial

Créditos ECTS: 30

Apresentação do Curso

Apesar dos reconhecidos benefícios que a atividade física tem para a saúde e a qualidade de vida, a inatividade física ainda é muito elevada em Portugal.

A literacia física, ou seja, a capacidade para adotar e a valorizar a atividade física, ao longo de toda a vida, para uma cidadania ativa e saudável tem um contributo muito importante para contrariar essa inatividade.

O desenvolvimento da literacia física realiza-se pela educação em geral, pela educação física, pelo desporto, pela saúde pública, e em várias atividades culturais da sociedade em geral, as quais contribuem para a promoção das melhores condições de desenvolvimento dos estilos de vida ativos e saudáveis, de uma cidadania participada e do desenvolvimento sustentável. Uma literacia física elevada promove uma interdependência saudável entre os indivíduos, o seu envolvimento e o ambiente, através da promoção de formas sustentáveis de interação com o mesmo, permitindo fazer face a ameaças aos recursos naturais.

Esta pós-graduação resulta da cooperação entre a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto da Educação da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras. A equipa de formação é constituída por profissionais com experiência em investigação e formação nas áreas da educação, literacia física e cidadania ambiental.

A formação é essencialmente prática, privilegiando-se o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências para criar e implementar projetos e estratégias de desenvolvimento da literacia física e da cidadania ambiental na comunidade em que os formandos se insiram.

Pelo seu carácter inovador e a atualidade dos temas discutidos, esta formação constitui-se como uma mais-valia para os profissionais dos sectores da educação, saúde e ambiente, assim como da população em geral, dotando-os de ferramentas para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Objetivos
  • Identificar, relacionar e justificar os conceitos de Literacia Física, Cidadania Ambiental e de Sustentabilidade Ambiental e Social
  • Justificar a importância da Literacia Física para a cidadania ativa, a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos, a saúde pública, a inclusão social, e o envelhecimento ativo
  • Identificar práticas de promoção da literacia física nos contextos escolar, comunitário e das organizações em geral
  • Conhecer modelos pedagógicos de Educação para a Cidadania Ambiental
  • Preparar processos de promoção da Literacia Física e da Cidadania Ambiental, de acordo com diverso objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (e.g. Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Cidades e comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre)
  • Utilizar as tecnologias da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento da Literacia Física e da Cidadania Ambiental
Destinatários

Profissionais da Saúde e Educação, Técnicos Municipais de Desporto, Saúde e Ambientes. População em geral graduada com o Ensino Secundário.

Competências a adquirir

Identificar, relacionar e justificar os conceitos de Literacia Física, Cidadania Ambiental e de Sustentabilidade Ambiental e Social Preparar processos de promoção e avaliação da Literacia Física e da Cidadania Ambiental, de acordo com diverso objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Razões da escolha

Pelo seu carácter inovador e pela atualidade dos temas discutidos, esta formação constitui-se como uma mais-valia para os profissionais dos sectores da educação, saúde e ambiente, assim como da população em geral, dotando-os de ferramentas para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Áreas disciplinares:

Educação.

Horário de Funcionamento do Curso

O curso terá início a dezembro de 2022 e finalizará a 17 de março de 2022

• Sextas-feiras: 18h00 às 22h00 e sábados: 9h00-14h00 - componente presencial
  • Quartas e sextas-feiras: 18h00 às 21h00 (horário pós-laboral) - online em modo síncrono
Duração do Curso

O curso tem um total de 30 ECTS, que perfaz 150 horas de aulas (90 horas de aulas presenciais e 60 horas de aulas à distância e ensino tutorial).

Propinas

Valor total: 500,00€

Descrição do curso

Para descarregar o folheto com a informação relativa ao curso carregue aqui.

Quando, onde e como posso fazer a candidatura?

As candidaturas realizam-se on-line até dia 9 de setembro de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível.

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt) deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos necessários para completar a candidatura

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

• Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 16.30h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .