Infância Ativa Num Mundo Digital

Coordenador do Curso

Professor Doutor Rita Cordovil de Matos

Coordenador Adjunto

Professor Doutor Frederico Duarte Lopes

Duração Oficial

Créditos ECTS: 20

Apresentação do Curso

Os níveis baixos de atividade física e o aumento do comportamento sedentário das crianças e jovens (5-18 anos) são atualmente preocupações globais da saúde, recentemente agravadas pela pandemia de COVID-19. Os estilos de vida contemporâneos são caracterizados por tempo de écran, inatividade física e comportamento sedentário, que contribuem negativamente para a saúde. Simultaneamente, tem havido uma diminuição das deslocações ativas, da independência de mobilidade, do brincar ativo e da atividade física de lazer, fatores que contribuem para manter um estilo de vida saudável e ativo ao longo da vida. Lidar com esta situação requer uma abordagem ecológica ao problema, onde a promoção da saúde seja apoiada a nível individual, familiar e comunitário. Nas sociedades industrializadas, uma grande parte da infância, juventude e vida adulta desenrola-se num plano de ação digitalizado. Contudo, o grande desafio para as sociedades será encontrar modos de vida sustentáveis que potenciem a reconciliação entre o mundo natural e o mundo digital. A pós-graduação em “Infância Ativa num Mundo Digital: criação de envolvimentos exteriores saudáveis para comunidades sustentáveis” está em linha com os atuais objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, em particular com os objetivos 3 (promoção da saúde e bem-estar) e 11 (desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis).

Objetivos

Esta pós-graduação visa dotar os participantes de ferramentas que permitam conhecer a realidade da infância no mundo atual, fortemente marcado pela digitalização dos ambientes e das práticas, e criar condições para:

  • Aumentar os níveis de atividade física e mobilidade das crianças nas suas comunidades
  • Reconciliar as vivências infantis com o mundo natural
  • Promover a participação das crianças em envolvimentos sustentáveis e comunidades saudáveis
  • Fomentar a proximidade e sinergias entre os ambientes educativos e as estratégias autárquicas para a promoção de estilos de vida ativos
Competências a adquirir
  • No final da pós-graduação, o participante deverá ser capaz de:
    • Diagnosticar a comunidade local em função da relação da criança com os seus espaços de ação, aprendizagem e de participação quotidianos;
    • Elaborar de planos de ação que potenciem o lúdico, a atividade física, a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Razões da escolha

Desenvolver um maior conhecimento, capacidade e competência, para ajustar as práticas pedagógicas e de intervenção em comunidades locais às mudanças que têm ocorrido nas sociedades industrializadas, promovendo uma reconciliação entre o mundo natural e o mundo digital.

Áreas disciplinares

Jogo e desenvolvimento da criança; atividade física; pedagogia; ambiente, sustentabilidade e recursos naturais; design; urbanismo; políticas públicas; mobilidade.

Horário de Funcionamento do Curso

O curso terá início em 8 de outubro de 2022 e termina a 4 de Fevereiro de 2023.

O horário de funcionamento previsto é de uma aula por semana ao sábado de manhã, perfazendo um total de onze aulas de cinco horas, mais cinco horas com horário a determinar relativas ao acompanhamento tutorial do projeto outdoor.

Destinatários

Educadores de Infância, professores, técnicos autárquicos e gestores de projetos comunitários, designers, arquitetos e arquitetos paisagistas, outros estudiosos e profissionais da infância.

Duração do Curso

O curso tem um total de 20 ECTS, que perfaz 100 horas de aulas (60 horas de aulas presenciais e 40 horas de aulas à distância e ensino tutorial).

Propinas

Valor total: 500,00€

Descrição do curso

Para descarregar o folheto com a informação relativa ao curso carregue aqui.

Quando, onde e como posso fazer a candidatura?

As candidaturas realizam-se on-line até dia 22 de setembro de 2022 devendo, para o efeito, além de efetuar um registo, proceder ao envio por via eletrónica dos documentos abaixo indicados.

Link para a Candidatura on-line: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/

Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura on-line encontram-se descritos no documento aqui disponível.

Na eventualidade de ainda não possuir uma conta Campus da ULisboa (endereço de correio eletrónico terminado em @campus.ul.pt) deverá primeiro criar uma credencial de acesso em: https://fenix.fmh.ulisboa.pt/accountCreation, deve, neste caso, preencher todos os campos assinalados com um *.

Caso tenha dificuldades com o acesso, deverá contactar o Centro de Informática através do seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos necessários para completar a candidatura

Os documentos que necessita de ter digitalizados para poder completar com sucesso a sua candidatura online são:

  • Fotocópia do B.I./Cartão do Cidadão
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte/Cartão do Cidadão
  • Curriculum Vitae
  • Certificado de Habilitações (com a indicação da média de conclusão do grau)

Em caso de dúvidas, os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2.ª a 6.ª feira das 09.30h às 16.30h, na Estrada da Costa, 1499-002 Cruz-Quebrada Dafundo; telefone n.º 21 41 49 100 e e-mail – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Erasmus Incoming