Educação para a cidadania e as competências chave do aluno do século XXI

Educação para a cidadania e as competências chave do aluno do século XXI
O que é a Educação para a Cidadania?

A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

 

O que é o Currículo Europeu para a Resiliência?

O RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência, é um currículo preventivo de caráter universal, estruturado numa abordagem ecológica e sistémica, com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis (e.g., crianças migrantes e/ou refugiadas, crianças com necessidades especiais), que promove um conjunto de competências chave do aluno do século XXI.
O RESCUR foi desenvolvido por uma equipa internacional de docentes e investigadores ligados às áreas da resiliência, educação, educação especial, e promoção da saúde, oriundos de 6 países (Malta, Grécia, Itália, Croácia, Portugal e Suécia).
O currículo inclui um Guia para os Professores, um Guia para os Pais e 3 Manuais de Atividades, divididos por nível de escolaridade (educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo) com a descrição detalhada de sessões para serem realizadas na sala de aula, organizadas em níveis de complexidade crescente, incluindo histórias, jogos, atividades expressivas e atividades de mindfulness.
Temas e subtemas do RESCUR:

1. Desenvolver competências de comunicação: 1.1 Comunicação eficaz; 1.2 Assertividade

2. Estabelecer e manter relações saudáveis: 2.1 Relações saudáveis; 2.2 Cooperação, empatia e ética

3. Desenvolver uma mente positiva: 3.1 Pensamento positivo e otimista; 3.2 Emoções positivas

4. Desenvolver a autodeterminação: 4.1 Resolução de problemas; 4.2 Capacitação e autonomia

5. Desenvolver recursos: 5.1 Autoconceito e autoestima positivos; 5.2 Utilizar os recursos no envolvimento académico e social

6. Transformar desafios em oportunidades: 6.1 Lidar com a adversidade; 6.2 Lidar com a rejeição; 6.3 Lidar com a perda; 6.4 Lidar com conflitos familiares; 6.5 Lidar com o bullying; 6.6 Lidar com mudanças e transições

 

O que vou aprender neste curso?

Os conteúdos nesta oficina terão como prioridade a construção e a operacionalização de metodologias, instrumentos, recursos pedagógicos e/ou didáticos com vista à implementação
em contexto escolar, abrangendo os domínios de Cidadania e Desenvolvimento com base no currículo RESCUR.
Nesta oficina será privilegiada a articulação entre conteúdos teórico-práticos abordados em sessões presenciais, com o trabalho autónomo abrangendo a conceção, aplicação e avaliação de atividades com os alunos. As sessões presenciais têm os seguintes objetivos:
- Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a cidadania à luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC);
- Conhecer as Áreas temáticas de Educação para a Cidadania e Linhas Orientadoras de acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho;
- Promover práticas de avaliação dos alunos no âmbito da Educação para a Cidadania, adequadas a conteúdos e metodologias específicos da área em questão.
- Planificar sessões baseadas numa ferramenta europeia, RESCUR – Currículo Europeu para a Promoção da Resiliência, no pré-escolar, 1º e 2º ciclos.

 

A quem se destina este curso?

Os destinatários deste curso são todos os interessados na área da Educação para a Cidadania e em particular no currículo RESCUR e na dinamização de aulas/sessões com o objetivo da promoção de competências sociais e emocionais e competências para a resiliência, nomeadamente, educadores, professores, psicomotricistas, psicólogos, e outros interessados.

 

Este curso está acreditado para professores?

Esta formação está acreditada pelo Conselho Científico¬ Pedagógico da Formação Contínua CCPFC/ACC-103916/19, na modalidade de Oficina contanto com 50 horas, compreendendo 25 horas síncronas e 25 horas de trabalho autónomo.

 

Qual a duração, datas e formato do curso?

A duração deste curso é de quatro meses, contando com duas sessões síncronas por mês de 3h cada (à exceção da última aula que terá 4h), perfazendo um total de 8 aulas e 25 horas de trabalho autónomo. Espera-se que durante este período o formando desenvolva o seu trabalho individual de reflexão, elaboração de planos de aulas e implementação do RESCUR.
Em resultado da contenção do virús SARS-CoV-2, as sessões síncronas realizar-se-ão em formato online através da plataforma Zoom:

 

12/11/2021: 18:00 – 21:00
13/11/2021: 10:00 – 13:00
10/12/2021: 18:00 – 21:00
11/12/2021: 10:00 – 13:00
07/01/2022: 18:00 – 21:00
08/01/2022: 10:00 – 13:00
11/02/2022: 18:00 – 21:00
12/02/2022: 09:30 – 13:30

 


Sobre os formadores:

Prof. Doutora Celeste Simões, Docente da FMH-ULisboa
Prof. Doutora Paula Lebre, Docente da FMH-ULisboa
Mestre Anabela Santos, Doutoranda em Ciências da Educação na FMH-Ulisboa
As três formadoras fizeram parte do consórcio se seis universidades europeias que criaram o RESCUR. Esta será a 21ª edicação da formação, através da qual já formaram mais de 400 profissionais.

 

Quanto custa o curso?

120€ até 31/10, 150€ a partir de 01/11

 

Nota: Cada formando/a recebe 3 Manuais de Atividades e os Guias para Professores e para Pais (ebook), bem como outros recursos em formato digital.

 

Para se inscrever clique aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBABX7VSPYLyAVRJGpeZxTyZIvBI3IPID7Ds8ATSQr2iceOA/viewform?usp=sf_link

 

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