Dança Criativa I: conteúdos e metodologias

Objetivos do Curso:

Os objetivos gerais do curso consistem na aquisição, por parte dos formandos, de competências no âmbito da Dança Criativa que lhes permitam selecionar conteúdos e utilizar metodologias adequadas a diferentes populações e situações, nomeadamente nas dimensões educativa, artística, lúdica e terapêutica.

Os objetivos específicos desta formação são os seguintes:

• Utilizar o movimento nas suas potencialidades expressivas, criativas e comunicacionais.
  • Dominar os conceitos básicos que identificam o movimento dançado e o diferenciam de outras atividades predominantemente motoras, nomeadamente as desportivas.
  • Dominar as noções de frase de movimento e de ação motora em dança.
  • Conhecer os princípios formais da composição coreográfica e desenvolver as capacidades de criação coreográfica.
  • Elaborar uma pequena composição coreográfica, num processo de materialização de uma ideia numa configuração coreográfica original.
Destinatários:
  • Professores de Educação Física do Ensino Básico e Secundário.
  • Professores do 1º ciclo e Educadores de Infância.
  • Professores de Dança.
  • Professores do Ensino Especial.
Duração:

O curso terá uma duração total de 25 horas a serem distribuídas por uma componente teórica de 5 horas e uma componente teórico-prática de 20 horas.

Acreditação

Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo: CCPFC/ACC-103933/19, com 25 horas de formação acreditadas. A ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Metodologia de ensino e de avaliação:

O curso terá uma componente teórica e uma componente teórico-prática.

O estilo de ensino mais utilizado é o da resolução de problemas e a metodologia utilizada para atingir os objetivos assenta na introdução progressiva de ferramentas que permitam ao aluno ser criativo através do movimento dançado, expressando as suas ideias, sentimentos e emoções.

A avaliação terá uma componente presencial (assiduidade mínima de 2/3 do total das horas do curso) e uma componente de avaliação de conhecimento através de um teste e de uma pequena composição coreográfica.

Condições da realização do curso:

- Mínimo de 15 participantes e no máximo 30;

Se não existirem candidaturas suficientes o curso poderá ser adiado ou cancelado.

Candidaturas e Inscrições:

O período de candidaturas e inscrições acontece até 27 de junho de 2022. A admissão e aceitação das inscrições é por ordem de chegada desde que cumpridos os critérios referidos em “destinatários”.

Se a inscrição não se enquadrar nos critérios definidos e divulgados ficará em lista de espera e caso existam vagas serão admitidos.

Após se reunirem as condições em cima referidas, será contactado/a para formalização e pagamento da Sua inscrição.

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlGtSRVUKwRDFCFnROPyiOgk2GtIfz0vfBxCJteHQxnzBPlw/viewform?usp=sf_link

Horário:

O curso decorrerá nos dias 30 junho, 1 e 2 de julho (5ª, 6ª, sáb), entre as 9h e as 18h30h.

Valor do curso: